REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

Esportes

PERDER MÚSCULOS É PIOR DO QUE ENGORDAR

PERDER MÚSCULOS É PIOR DO QUE ENGORDAR

Um novo estudo descobriu que a perda muscular aumenta o risco de ataque cardíaco em cerca de 281%, destacando a importância do treinamento de musculação para prevenção de doenças do coração.

Para começar, a massa muscular pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, mantendo o diabetes tipo 2 sob controle. Um estudo de 2017 publicado no periódico PLoS One encontrou uma associação negativa entre massa muscular e diabetes tipo 2, ou seja, quanto maior a massa muscular menores as chances de desenvolver diabetes.

PERDER MÚSCULOS É PIOR DO QUE ENGORDAR

Como os músculos ajudam na prevenção do diabetes?

Isso acontece porque o principal “consumidor” de açúcar no sangue no corpo humano é o músculo esquelético. Portanto, quanto mais músculos você tiver, maior será seu potencial para equilibrar o açúcar no sangue.

Além disso, à medida que envelhecemos, é desejável uma boa quantidade de músculos ao invés de gordura. A massa muscular é um marcador comumente negligenciado do envelhecimento saudável!

PERDER MÚSCULOS É PIOR DO QUE ENGORDAR!

Quando começamos a perder massa muscular?

Você começa a perder massa muscular por volta dos 40 ou 45 anos. Esse declínio muscular relacionado à idade é conhecido como sarcopenia. A sarcopenia é uma das maiores razões pelas quais pessoas mais velhos têm problemas para realizar tarefas simples da vida diária sem ajuda, tais como vestir uma blusa, entrar e sair de um carro e até mesmo sentar e levantar (sozinho) do vaso sanitário! Tudo isso se resume a força e massa muscular.

Mas o senso comum, mesmo dentre a comunidade médica, é que com o passar do tempo devemos prevenir o ganho de peso e pouca importância é dada à prevenção de perda de massa muscular!

O que o novo estudo, publicado no periódico Nutrition & Metabolism, descobriu é que num período de 5 anos, perder 8% da massa muscular é muito mais arriscado à saúde cardiovascular do que aumentar 2% de gordura corporal.

PERDER MÚSCULOS É PIOR DO QUE ENGORDAR

O que os pesquisadores descobriram é que perder massa muscular, na razão de 8%, aumenta em quase 300% o risco de ter um ataque cardíaco!

Esses resultados são muito reveladores porque a maior perda de massa muscular acontece a partir dos 50 anos. Por isso, à medida que envelhecemos, é muito importante focar na preservação da massa muscular!

O exercício cardiovascular (ou aeróbico) é muito bom, mas ele não deve ser feito às custas da musculação! Ou seja, se você tem 50 anos ou mais, equilibre seu treino com exercícios aeróbicos e exercícios de força, tais como musculação, exercícios funcionais e calistênicos.

Mas quanto fazer de musculação?

Não é preciso muito tempo na academia nem muitos exercícios para manter ou ganhar massa muscular! Lembre-se da regra 3 a 5: 3 a 5 exercícios feitos 3 a 5 vezes por semana. Dê preferência aos exercícios que trabalham grandes grupos musculares e multiarticulares (mais de uma articulação ao mesmo tempo).

Faça até 15 séries por treino que podem ser distribuídas entre esses exercícios de diferentes formas (por exemplo: 3 exercícios x 5 séries ou 5 exercícios x 3 séries cada um). Divida seu treino na semana para não correr risco de treinar demais um único grupamento muscular!

Ficou com dúvida? Procure a ajuda de profissionais qualificados. Vem para a Pratique e faça seus exercícios com acompanhamento e segurança!

Fonte: Hu, T., Shen, Y., Cao, W., Xu, Y., Wang, Y., Ma, X., & Bao, Y. (2023). Two-year changes in body composition and future cardiovascular events: a longitudinal community-based study. Nutrition & Metabolism, 20(1), 1-9.

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *