REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

Esportes

Qual a diferença entre massa magra e massa muscular?

Qual a diferença entre massa magra e massa muscular?

A diferença entre massa magra e massa muscular é um tema importante e relevante para aqueles que buscam entender a composição corporal e os aspectos relacionados ao condicionamento físico.

Embora os termos possam parecer similares, eles se referem a conceitos distintos e possuem significados específicos quando se trata do tecido corporal.

O que significa ganho de massa magra?

A massa magra, de maneira geral, é tudo aquilo que não é gordura em nosso corpo. Aqui, estão inclusos os músculos, órgãos e ossos, tendões e ligamentos.

O que é a massa muscular?

A massa muscular é o conjunto de cerca de 600 músculos que formam todo o corpo humano, “É na massa muscular que as pessoas falam quando querem ganhar músculos, comendo mais proteína ou com os treinos de musculação”. Quando nos exercitamos estamos estimulando o desenvolvimento da massa muscular.

Como saber se estou ganhando peso ou massa muscular?

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Qual a diferença entre massa magra e massa muscular?

A massa muscular refere-se especificamente ao tecido muscular presente no corpo humano. Essa massa é composta por fibras musculares alongadas que têm a capacidade de se contrair e relaxar, permitindo o movimento e fornecendo suporte estrutural ao corpo. A massa muscular é altamente adaptável e pode ser desenvolvida e fortalecida através de exercícios físicos, especialmente treinamento de resistência, como levantamento de pesos e exercícios de força.

Por outro lado, massa magra é um termo mais abrangente que engloba todos os componentes não gordurosos do corpo, incluindo a massa muscular, mas também outros tecidos como órgãos, ossos e fluidos corporais. A massa magra é composta por todos os tecidos corporais, exceto a gordura. Isso inclui músculos, órgãos vitais, pele, cabelo, unhas e fluidos como o sangue.

Uma das principais distinções entre massa magra e massa muscular está relacionada à presença de gordura. A massa muscular é composta apenas por tecido muscular, sem a inclusão de gordura. Por outro lado, a massa magra pode incluir uma porcentagem variável de gordura corporal. Essa gordura pode estar presente tanto dentro do músculo (gordura intramuscular) como em outros tecidos, como a pele (gordura subcutânea) ou em torno dos órgãos (gordura visceral).

É importante mencionar que a quantidade de massa magra e massa muscular pode variar significativamente de pessoa para pessoa, dependendo de diversos fatores, como genética, nível de atividade física, dieta e idade. Além disso, a proporção de massa magra para massa gorda pode afetar a aparência física e a saúde geral de uma pessoa. Uma proporção adequada de massa muscular em relação à gordura corporal resulta em uma aparência atlética, definida e tonificada, enquanto uma proporção desfavorável pode levar a um aspecto menos tonificado e mais arredondado.

Outro ponto importante a se considerar é que a massa muscular é metabolicamente mais ativa do que a gordura. Isso significa que, em repouso, o tecido muscular consome mais calorias do que a gordura. Portanto, quanto maior a quantidade de massa muscular, maior será o gasto calórico em repouso, o que pode facilitar a manutenção ou perda de peso. Por essa razão, muitas pessoas buscam desenvolver e preservar sua massa muscular através de exercícios de força e resistência, a fim de aumentar sua taxa metabólica basal e alcançar uma composição corporal mais favorável.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Qual a diferença entre massa magra e massa muscular?

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *