REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

6 Dicas para aumentar a intensidade do seu treino – Treino Mestre

Veja como é importante a intensidade durante o treino para se conseguir resultados na musculação e 6 dicas que vão contribuir para isso.

Para quem busca bons resultados em seu treinamento, sabe que a intensidade é fundamental para o sucesso e os resultados.

Porém, por ser um conceito bastante abstrato e que pode ser confundida com cansaço, a intensidade muitas vezes não é suficiente para o treinamento físico ideal.

Dentro do treinamento de força, um dos maiores expoentes que temos no Brasil, Waldemar Guimarães, cita em todos os seus livros e palestras sobre a importância de se intensificar o treinamento.

Em um famoso vídeo ele usa um bordão muito famoso no mundo da musculação “ para um halterofilista, 100 kg tem que parecer 10 kg, já para um fisiculturista 10 kg tem que parecer 100kg”.

Isso deixa claro que para se aumentar a intensidade não precisamos necessariamente aumentar a carga. Muitas pessoas acreditam que intensidade tem direta relação com a utilização de mais carga, sendo este um erro muito comum.

É possível usar exercícios sem carga, com a ação da gravidade, mas que sejam ao mesmo tempo altamente intensos e produzam hipertrofia e aumentos de força.

As maneiras de se aumentar a intensidade de um exercício são muitas e podem ser aplicadas de diversas maneiras. Veja algumas delas:

 – Aumentar a resistência:

Como já mencionamos no artigo sobre treinamento resistido manual, a resistência imposta por um companheiro de treino pode ser muito proveitosa para os aumentos de intensidade. Mesmo que você opte pelo treino tradicional, onde usa pesos, como mostrado neste vídeo do Waldemar Guimarães:

Waldemar Guimarães – Crucifixo Inclinado – Atleta PamplonaWatch this video on YouTube

Onde ele mostra um treino do atleta Pamplona. Neste tipo de exercício, além da ação que a carga recebe da gravidade ainda ocorre o caso do “auxílio” do parceiro de treino.

Em alguns casos, para não se usar cargas tão elevadas, que pode ser lesivo em pessoas que não tem uma base para isso ou que estão em fase de recuperação, o parceiro de treino pode aumentar a resistência tanto na fase concêntrica como na excêntrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *