REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Método das repetições forçadas e suas respostas hormonais – Treino Mestre

Pessoas que são experientes no treinamento de força precisam lançar mão de estratégias para continuar alcançando resultados. Veja neste artigo mais sobre as respostas hormonais que o método das repetições forçadas causa.

As variáveis que envolvem o treinamento de força são muitas e cada uma delas produz respostas e reações diferentes. Neste sentido, é muito importante entender cada uma destas reações, para que possamos atingir os objetivos previamente traçados, ao escolher a estratégia correta.

O método das repetições forçadas é um método de treinamento que pode surtir efeitos muito positivos, desde que usado no contexto correto.

Este é um método de treinamento altamente intenso, que deve ser feito apenas por praticantes avançados e que estejam buscando melhorar seus resultados. Neste método, temos um desgaste muscular acentuado, ou seja, a sua dieta também precisa estar adequada a este objetivo! Sem isso, de nada irá adiantar usar este método.  

Relembre agora como funciona o método das repetições forçadas!

Método das repetições forçadas, entenda como funciona!

Segundo Fleck (2004) este método se baseia em realizar de 2 a 4 ações excêntricas após a falha concêntrica, sempre usando o mínimo auxílio possível. Segundo Ahtiainen (2004), a funcionalidade deste método de treinamento é muito grande, pois ele se baseia na realização de ações excêntricas, logo após a falha concêntrica.

Desta maneira, o método das repetições forçadas aumenta a quantidade de unidades motoras recrutadas no movimento, o que pode levar a um estímulo mais eficiente do que o que seria obtido caso parássemos logo após a falha concêntrica. Com isso, aumentamos a intensidade do treino e consequentemente, reduzimos o volume do mesmo.

Caso você ainda não tenha entendido como funciona de fato o método, vou te dar um exemplo prático. Imagine um movimento qualquer da musculação, como um supino.

No método das repetições forçadas, você precisa de alguém te auxiliando, pois no momento em eu você atingir a falha concêntrica e não conseguir mais deslocar o peso, esta pessoa te ajudará nesta fase. Você apenas irá “segurar” a volta do movimento (fase excêntrica). São realizadas de 2 a 4 repetições desta forma.

As implicações deste método são muito relevantes, pois conseguimos séries mais intensas, que irão produzir mais microlesões teciduais adaptativas. Com isso, se a dieta e o descanso forem adequados, teremos um quadro de hipertrofia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *