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Aeroporto de S. José pode se tornar o 4º maior de São Paulo


Aeroporto de S. José pode se tornar o 4º maior de São Paulo

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O aeroporto de São José dos Campos Prof. Urbano Stumpf pode se transformar no quarto maior aeroporto da região expandida de São Paulo com os novos investimentos, que preveem a construção de um novo terminal de cargas e de passageiros, entre outras melhorias.

O planejamento para a expansão foi apresentado nesta segunda-feira (25) pela concessionária SJK Airport em reunião que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, além de autoridades municipais.

Também esteve presente Juliano Noman, secretario nacional de Aviação Civil, órgão técnico do ministério. Após a reunião, o ministro e demais convidados visitaram a área planejada para a futura expansão.

Investimentos

Os recursos para a expansão seriam investidos pela concessionária do aeroporto em uma área de 2 milhões de metros quadrados, em espaço ao lado do terminal, de acordo com estudos preliminares desenvolvido em conjunto com o Comando da Aeronáutica.

Com os investimentos, a capacidade de receber passageiros passaria dos atuais 3 milhões/ano para até 25 milhões/ano. O potencial de carga iria das atuais 50 mil toneladas por ano para mais de 300 mil toneladas.

“Estamos em tratativas com o município, com o Ministério da Defesa e com a Aeronáutica. A partir daí, a Secretaria Nacional de Aviação Civil vai analisar o processo para autorização. A gente espera que, em breve, possam começar as obras que vão gerar renda e emprego e potencializar o aeroporto tão estratégico para São José e região”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.

O vice-governador, Felicio Ramuth, avalia que a possibilidade de expansão do aeroporto é fundamental para o desenvolvimento de toda a região.

“Com a construção de um novo terminal, o acesso seria feito pelas rodovias Carvalho Pinto e Tamoios. Com isso, conseguiríamos um fluxo melhor, tanto de carga, como de passageiros. A ideia é fazer essa divisão paulatinamente, primeiro transferindo a operação de cargas. Tem tudo para dar certo, estamos todos (governos municipal, estadual e federal) caminhando juntos, com os mesmos objetivos”, disse Felicio.

O diretor da SJK Airport, Ronei Glanzmann, avaliou como muito positiva a reunião. “Já temos uma área definida para a expansão e São José tem todas as condições de ser o quarto aeroporto de São Paulo. Temos espaço e um planejamento estratégico a longo prazo para isso. Estamos bastante otimistas”, afirmou. 

Aeroporto de São José movimento atualmente 5 mil toneladas de carga por ano

Quarto aeroporto

No final do ano passado, o ministro Silvio Costa Filho chegou a falar sobre a possibilidade de construção de um quarto aeroporto na Grande São Paulo, em razão da sobrecarga dos terminais de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.

Juntos, eles representam aproximadamente 35% do tráfego aéreo do país, 80 milhões de passageiros/ano, e compõem o eixo chamado de Terminal São Paulo.

Mas, segundo especialistas, a construção de um novo aeroporto na Grande SP não desafogaria o tráfego aéreo local, pois continuaria se usando o mesmo terminal.

No caso do Aeroporto de São José, o acesso ao espaço aéreo é feito por outro terminal, o que acomodaria melhor o movimento atual e o futuro aumento de voos projetados para os próximos anos na macrometrópole.


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