REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Agência Minas Gerais | Centro Educacional da Fucam em Buritizeiro recebe capacitação em fruticultura e apicultura 

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), promoveu nos dias 20 e 21/3, no Centro Educacional de Buritizeiro, capacitações em fruticultura e apicultura. O evento faz parte da ação Apoio ao Jovem Rural, que visa oferecer oportunidades de capacitação teórica e prática para jovens dos municípios atendidos pela Fundação.

A abertura das atividades ocorreu no primeiro dia com a Capacitação em Fruticultura. Thales Domingos, funcionário da Emater, conduziu a apresentação do Fórum de Desenvolvimento Territorial de Fruticultura (FDT), destacando a importância de fortalecer essa atividade na região. “Neste momento foi escolhida a atividade da fruticultura porque existem algumas dificuldades em termos de infraestrutura. É necessário fortalecer essa atividade na nossa região”, destacou Thales.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras sobre os Princípios da Fruticultura, realizadas pela Emater, e a parte prática incluiu a apresentação de técnicas da atividade, proporcionando uma experiência enriquecedora. Gustavo de Souza, aluno do curso técnico de agronegócio, destacou os ensinamentos aprendidos e a relevância da atividade prática: “Aprendemos sobre terreno, adubo, correção de solo, fertilizantes e sobre as frutas. A parte mais interessante do curso foi a prática”, disse.

A Capacitação em Fruticultura em Buritizeiro representa uma iniciativa importante para fortalecer a produção agrícola na região. É o que garante Carlos Alberto, engenheiro agrônomo da Emater em Buritizeiro, que ressalta a importância do evento para incentivar a produção de frutos. “Hoje foi especial porque o pessoal aprendeu sobre a atividade e plantou várias frutas que ficarão no pomar da Fucam. É um legado deixado”, afirmou.

Já no segundo dia, os alunos participaram da Capacitação em Apicultura, iniciando com a fala da Seapa sobre o Cenário e Panorama da Apicultura em Minas Gerais. A parte prática do evento envolveu a apresentação de produtos das abelhas, equipamentos de proteção individual e manejo, proporcionando, aos participantes, uma imersão nos cuidados e técnicas necessárias para a atividade apícola.

A apicultura é uma atividade que vem crescendo muito no estado de Minas Gerais. É o que afirma Federico Ozanam, assessor técnico da Seapa. “A apicultura mineira hoje destina algo em torno de 40 mil empregos, somos mais de 7 mil apicultores no estado, somos o quarto maior produtor de mel do Brasil.”, diz. Também da Seapa, a diretora de agricultura familiar Fabricia Ferraz, comenta sobre a importância de levar, aos jovens do campo, novas tecnologias e ressalta o sucesso da parceria entre Fucam, Seapa, Epamig e Emater. “Essa parceria tem dado bons frutos a cada evento que realizamos. Percebemos a motivação dos participantes, que comparecem em grande número. Está sendo muito efetivo.”, completa.

Ana Julia, veterinária e pesquisadora do Epamig, destacou a importância da apicultura para a sustentabilidade e exaltou o município de Buritizeiro. “A biodiversidade dessa região oferece tudo para a abelha: o clima, a água e a mão de obra”, afirma. Antônio Rodrigues, presidente da Associação dos Apicultores de Cachoeira de Teobaldo (Aapicate), enfatizou a renda gerada pela atividade e a constante necessidade de aprendizado dos apicultores. Os alunos, como Juan, do curso de agroecologia da E.E. Professora Marieta Amorim Vieira, instituição gerida pela Fucam em Buritizeiro, expressaram seu entusiasmo em aprender sobre a sustentabilidade da apicultura e o manejo das colmeias. “Eu não sabia o que havia nas colmeias, não sabia os nomes, mas graças a essa palestra de apicultura, conheci mais sobre as abelhas, o que elas fazem, como elas produzem e a forma de acalmá-las”, ressalta.

Com essas capacitações, a Fucam reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento rural sustentável e oferecer oportunidades de crescimento para jovens agricultores. As iniciativas não apenas capacitam os participantes, mas também fortalecem os laços comunitários e consolidam o compromisso da Fundação em contribuir para o desenvolvimento das regiões atendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *