REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

IFSP recebe delegação dos Institutos Politécnicos de Portugal para fortalecer parcerias – IFSP

Encontro visa estreitar relações e promover intercâmbio entre instituições de ensino

Representantes do Conselho Coordenador de Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP) foram recebidos pelos pró-reitores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em uma visita realizada na manhã de 18 de março. O encontro, promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais (Arinter – CRI/PRX), teve como objetivo fortalecer laços e estabelecer novas colaborações entre o IFSP e instituições portuguesas.

Durante a reunião, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Adalton Ozaki, realizaram apresentações destacando os pilares e realizações do IFSP. Scarazzati delineou a trajetória de 115 anos da instituição, ressaltando suas contribuições para o desenvolvimento local por meio de arranjos produtivos, além de evidenciar a amplitude de seus programas educacionais.

Por sua vez, Ozaki enfatizou o vigor da pesquisa no IFSP, com 250 grupos de pesquisadores cadastrados no CNPq e 357 projetos de Iniciação Científica em andamento, além do apoio a iniciativas de propriedade intelectual e programas de inclusão social e diversidade.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer as instalações e projetos do Campus São Paulo, guiada pelo diretor Alberto Shiga, que ressaltou a excelência dos laboratórios e a diversidade dos cursos oferecidos pela unidade.

Angela Lemos, Presidente do Politécnico de Setúbal e membro do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos de Portugal, expressou o interesse em promover intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre as instituições, destacando a qualidade da formação prática oferecida pelos Politécnicos e a receptividade aos estudantes internacionais.

O encontro foi também uma oportunidade para estudantes como Felipe Brito, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Jacareí, vislumbrar novas possibilidades de intercâmbio e enriquecimento cultural. Brito ressaltou a importância de experiências internacionais para ampliar horizontes e promover mudanças sociais.

Nesse contexto, o IFSP reforça seu compromisso com a internacionalização do ensino e a busca pela excelência acadêmica, promovendo a colaboração e o diálogo entre instituições de diferentes países em prol do desenvolvimento educacional e científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *