REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Aula inaugural abre atividades do Decolar em 2024

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

O programa Decolar (Desenvolvimento do Potencial e Talento) da Prefeitura de São José dos Campos deu início às atividades deste ano nesta quarta-feira (20).

Em uma aula inaugural no MIC (Museu Interativo de Ciências), os novos integrantes foram recebidos pelos alunos que já participavam do programa para começar uma jornada de crescimento pessoal e acadêmico.

O Decolar acontece na rede de ensino municipal buscando identificar alunos com altas capacidades e acompanhando com atividades diferenciadas no contraturno escolar.

O programa visa estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos, que escolhem as atividades conforme os interesses deles e fazem um plano individual de trabalho.

A partir dessa programação, são planejadas ações semanais nos diversos campos do conhecimento humano. São várias opções em áreas que trabalham criatividade, habilidades e expressão, ciências, investigação e tecnologia, comunicação, organização e humanidades.

Novatos e veteranos

Sara Lima, de 13 anos, é aluna da Emefi Emmanuel Antônio dos Santos e está dando os primeiros passos no programa.

“O Decolar é uma oportunidade muito boa para aprendermos coisas novas, que podem ajudar até na nossa carreira. Eu quero ser médica quando crescer e hoje estamos tendo aula de anatomia aqui, estou adorando!”, afirmou.

Sara atenta durante a aula | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Há dois anos no programa, Anthony Gabriel, de 13 anos, que estuda na Emefi Prof. Hélio Augusto de Souza, também está empolgado para os ensinamentos deste ano.

“Este projeto é sensacional, uma ótima maneira de nos descobrirmos e realizarmos coisas que nem imaginávamos que éramos capazes. Eu me inscrevi em sete cursos e estou muito animado para as aulas de dublagem e edição de vídeo”, comentou.

Anthony, hoje no 8º ano, coleciona muitos aprendizados do programa | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

No total, 275 alunos com altas habilidades de 50 escolas diferentes estão inseridos no programa, que faz parte da Educação Especial Inclusiva. As atividades seguem até dezembro deste ano.

Voluntária desde 2021, Camila Lidiane de Morais é professora da rede e já passou pelo Decolar como aluna.

“Aqui é um espaço não só de aprendizados, mas também de autoconhecimento e interação entre eles. Para nós, é gratificante trabalhar com essa curiosidade e construção pessoal deles”, destacou.

Camila ministra as oficinas de anatomia e biologia | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Atualmente, cerca de 70 voluntários doam tempo e conhecimento para conduzir as oficinas com os alunos junto com os professores facilitadores e a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

As inscrições para novos voluntários ficam abertas durante o ano todo. O edital com a lista de documentos e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura. Os interessados podem tirar dúvidas pelo telefone 3912-1064 e por e-mail:[email protected].

Para fazer parte do Decolar, os estudantes com capacidade elevada são observados pelos professores da rede do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Após esse período, eles passam por uma análise de dados e observação assistida pela equipe de especialistas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *