REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

SES marca presença na caminhada da campanha ‘Vamos falar sobre obesidade’ – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Em alusão ao ‘Dia Mundial da Obesidade’, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), participou neste sábado (2) da caminhada em apoio a campanha ‘Vamos falar sobre obesidade’, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Conforme a médica endocrinologista e vice-presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade) e da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), Bianca Paraguassu, para este ano o tema escolhido para a campanha mundial de enfrentamento da obesidade é “Obesidade, vamos falar sobre” visando desmistificar, sobretudo no âmbito que a obesidade existe, tem prevenção e tratamento, além de reconhecer que é um problema de saúde pública por também ser fator de risco para outras condições crônicas.

“Por isso é importante pautar na discussão a alimentação, exercício, diabetes, saúde do coração, tratamento medicamentoso. É uma campanha muito importante poder falar mais e sensibilizar um público maior. São mais possibilidades de solução para um problema complexo”, afirmou Bianca.

Para a coordenadora das Doenças Crônicas da SES, Andreia da Costa, sensibilizar a população quanto aos riscos da obesidade para a saúde é muito importante. “A SES tem criado parcerias e a caminhada foi muito importante, tanto para sensibilizar a população quanto para aumentar a nossa força na luta contra essa crise mundial que é a obesidade”.

O ‘Dia Mundial da Obesidade’ é um dia de ação unificada que exige uma resposta coesa e intersetorial à crise da obesidade. Celebrada no dia 4 de março, a data tem o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a doença. Além disso, a celebração também é uma maneira de combater o estigma social acerca da obesidade.

De acordo com dados do Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) Mato Grosso do Sul 24,3% dos adultos estão com obesidade. Em relação aos dados do Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), no ano de 2022, dos adultos atendidos na APS (Atenção Primária à Saúde), 37,89% foram diagnosticados com obesidade.

“Esses dados podem ser mais preocupantes, pois 71,3% dos adultos estão com excesso de peso, ou seja, acima do peso considerado adequado. A obesidade está presente em todos os ciclos de vida, em crianças a preocupação é um pouco maior, pois a velocidade do crescimento da prevalência é três vezes maior se comparada a outros ciclos de vida. É por isso que a SES instituiu a GASPSO (Gerência de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade), assumindo o compromisso em enfrentar esse cenário”, pontuou o nutricionista e gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da SES, Anderson Holsbach.

Deste modo, com vistas a organizar o serviço e descrever o itinerário das pessoas com sobrepeso e obesidade na Rede de Atenção à Saúde de Mato Grosso do Sul, está sendo construída a LCSO (Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade).

Holsbach destaca que é preciso investir em ações de promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e atividades físicas e incentivo a medidas regulatórias de promoção de ambientes saudáveis e restrição ao acesso de alimentos processados e ultraprocessados.

‘Vamos falar sobre obesidade’ é uma campanha da ABESO e da SBEM e apoio do Governo do Estado, por meio da SES, e Asman (Associação sul-mato-grossense de Nutrição).

Ações programadas

Em alusão ao ‘Dia Mundial da Obesidade’, a SES programou webinários, por meio da Plataforma Telessaúde MS, para sensibilizar a população, profissionais e gestores para o enfrentamento da obesidade, confira:

Sexta-feira, 08/03, às 13h:

• Webinário com a nutricionista, Dra. Verena Duarte de Moraes, que abordará o protocolo de uso do ‘Guia Alimentar para a População Brasileira: Orientação alimentar de pessoas adultas com obesidade’.

Quarta-feira, 13/03, horário a definir:

• O segundo webinário marcará o lançamento dos materiais produzidos no estado para apoiar profissionais e gestores na atenção ao sobrepeso e obesidade. A apresentação dos materiais será conduzida pela professora e pesquisadora OCCA/UFMS (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação da Universidade Federal de mato Grosso do Sul), Dra. Camila Mazzeti, e pela gerente de Pesquisa, Extensão e Inovação em Saúde da SES, Dra. Inara Pereira da Cunha.

Kamilla Ratier, Comunicação da SES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *