Como potencializar os resultados do supino reto (6 dicas fundamentais) – Treino Mestre
O supino reto é um dos exercícios mais usados para o treinamento de peitorais. Veja neste artigo como potencializar seus resultados!
O treinamento de força e a musculação em geral vem passando por algumas mudanças conceituais. Houve um tempo em que buscava-se exercícios cada vez mais “isolados” acreditando-se que estes eram mais eficientes.
Porém, várias pesquisas e linhas de pensamento vem mostrando que os movimentos multiarticulares são mais eficientes para a hipertrofia. Pois bem, neste contexto o supino reto é considerado um dos exercícios mais eficientes no treinamento de peitorais, justamente por ter tais características.
É preciso entender que este é um exercício que parece altamente simples, afinal, basta empurrar a barra para cima. Porém, diversos detalhes fazem com que ele seja mais ou menos efetivo. Sua execução é complexa e precisa ser feita de maneira correta. Caso contrário, suas chances de lesão aumenta e o resultado de seu treino é comprometido!
Veja agora, algumas maneiras de potencializar os resultados do supino reto em seu treino!
Supino reto, fazendo da maneira certa, é possível ter melhores resultados!
O primeiro ponto a ser levado em questão são as estruturas que envolvem o movimento. Por ser um exercício multiarticular, temos a participação de vários músculos. Os principais são o peitoral maior, motor primário, o deltoide e o tríceps braquial, que devem atuar como sinergistas. Porém, alguns detalhes na execução fazem com que ele seja mais ou menos efetivo para o motor primário.
Veja agora algumas técnicas para aumentar a intensidade e a efetividade do supino reto!
1. Posicionamento correto das escápulas:
A estrutura das escápulas é muito importante para estabilizar uma série de movimentos. Por ser uma articulação bastante móvel, se elas estiverem posicionadas de maneira errada, o resultado será uma menor ativação muscular.
Independentemente da situação, as escápulas precisam estar em neutro (quando elas estão centralizadas, em sua posição natural) ou em adução (retraídas, que é quando elas ficam mais próximas).
Se durante a execução do movimento de supino reto, você abduzir suas escápulas, o motor primário do movimento muda e passa a ser o serrátil anterior e o peitoral menor.
Desta maneira, você perde intensidade no movimento e o músculo que deveria ser o motor primário, que é o peitoral maior, acaba atuando como um leve sinergista. Por isso, durante todo o movimento, mantenha as escápulas aduzidas ou em neutro. Desta forma, você irá eliminar a participação de músculos desnecessários do movimento.
Leia também:
Técnica correta e principais erros do supino reto