REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Preparação física para tenistas, como deve ser o treino?

A preparação física para tenistas é bastante complexa e envolve melhora do rendimento e aumento da segurança na prática do esporte. Veja agora um guia completo de tudo que é necessário fazer!

O tênis é um esporte altamente intenso, com trocas de posição e direção e muito uso de força e potência.

Assim sendo, ele é um esporte altamente físico, onde a preparação esportiva tem um papel fundamental.

A preparação física para tenistas envolve o fortalecimento, aumento do rendimento e a prevenção às lesões.

Dentro do tênis, há inúmeras possibilidades de trabalhos técnicos, que também podem ser integrados a preparação física.

Porém, neste artigo, irei dar mais ênfase aos exercícios específicos, que são usados na preparação física para tenistas.

Índice – Informações que você encontrará nesse artigo:

Fundamentos da preparação física para tenistas

Dentro do contexto do esporte, temos que trabalhar com algumas qualidades físicas de forma mais intensa:

Lógico que dentro do contexto de uma partida, há outras qualidades físicas. Porém, estas são as principais e que acabam sendo mais trabalhadas dentro do contexto da preparação física para tenistas.

O mais importante, é o trabalho destas qualidades físicas, dentro das especificidades do tênis.

Dentro do tênis, a força é fundamental. Primeiro, porque força é pré-requisito básico para potência e agilidade. Segundo, porque quanto mais forte for golpeada a bola, mais difícil ela se torna de ser rebatida.

Dentro do trabalho de força, temos que ter algumas prioridades:

– Fortalecimento de ombros, braços, peitoral e dorsal;

– Core forte e potente;

– Pernas com resistência e força;

Resumindo: o treino precisa ser generalista. Não adianta ter braços fortes se o core é fraco. O movimento será prejudicado.

Além disso, dentro do gesto esportivo, não há movimentos isolados. Por isso, os trabalhos devem integrar mais músculos, através de movimentos mais generalistas.

É fundamental buscar movimentos que tenham uma boa transferência de força. Por exemplo, movimentos que integram core e membros superiores, são excelentes. O mesmo vale para membros inferiores e superiores, ou com o core.

Exercícios como agachamento livre, levantamento terra, puxadas e supino, são fundamentais para o aumento da força em tenistas. Além disso, temos que ter um cuidado especial para trabalhar com ombros, altamente solicitados no esporte.

Este vídeo mostra como é feito este trabalho:

Watch this video on YouTube

Perceba que este é um vídeo apenas de demonstração. Não deve ser replicado, porque não sabemos os objetivos e a etapa da periodização.

Porém, ele vem de encontro ao conceito de força geral.

O que vai realmente fazer a diferença, são as variáveis. Você precisa alternar entre resistência de força, com menos carga e mais repetições e força máxima, com mais carga e menos repetições.

Esta é a questão que no geral, mais importa. Além disso, a adequação dos estímulos, dentro da rotina de treinamento.

Por exemplo, se você fizer um treino de força um dia antes de uma competição, com certeza terá queda de rendimento. O mais importante, neste contexto geral, é a organização deste treinamento.

Treino de potência para tenistas

A potência muscular é fundamental para jogar competitivamente. Mas para que haja um bom trabalho de potência, é fundamental que haja força, resistência, flexibilidade e controle dos movimentos. Por isso, dentro da periodização, precisamos usar o treino de potência após um período básico.

Dentro dos movimentos de potência, há duas possibilidades, que devem ser usadas integradas:

Utilização dos movimentos básicos do treino de força (levantamento terra, agachamento, supino e puxada) com mais velocidade na fase concêntrica;

Utilização de movimentos do tênis, com resistências ou algo que exija mais potência.

Para este segundo exemplo, este vídeo é bem completo:

Functional Training for Tennis – www.MAP-FunctionalTraining.itWatch this video on YouTube

Porém, você não deve abrir mãos dos movimentos básicos, pois eles darão a base para que você tenha uma melhora considerável na potência. Estes movimentos tem uma importância enorme dentro da melhora da potência no tênis.

Preparação física para tenistas, a importância da prevenção de lesões

O tênis é um esporte que tem 2 características que trazem uma elevada incidência de lesões:

– Mudanças bruscas de movimento;

– Velocidade elevada e movimentos de potência, com pouca resistência contrária.

Estes dois elementos juntos, vão fazer com que o tênis, quando praticado de forma sem preparação, possa se tornar altamente lesivo.

Para que isso não ocorra, precisamos, dentro da preparação física do tênis, nos preocuparmos com as lesões. Para isso, é fundamental que haja exercícios que tem esta finalidade.

Para prevenirmos as lesões, precisamos nos tornarmos mais fortes, resistentes e estabilizados (alinhados).

Por isso, a preparação física não deve visar apenas melhora do rendimento, mas também, manutenção dos músculos e articulações.

Neste contexto, é fundamental que haja alguns pontos importantes na preparação física:

Fortalecimento de deltoides e manguito rotador

Os ombros são a articulação mais solicitada dentro do tênis. Por isso, é fundamental que você trabalhe com exercícios de fortalecimento, para que tenha mais estabilidade nesta articulação. Além do trabalho natural de fortalecimento de deltoides, o trabalho de manguito rotador também é fundamental.

Com o fortalecimento adequado destes músculos, será mais difícil que você desenvolva problemas nesta articulação.

Trabalhos proprioceptivos farão com que  as articulações como tornozelo e joelho, estejam mais preparadas para as bruscas mudanças de direção. Desta maneira, será mais difícil que elas se desestabilizem, gerando lesões.

O core é a base para que os movimentos do tênis sejam mais eficientes e principalmente, para que haja uma melhor estabilização. Fortalecer abdômen e lombar, além dos oblíquos, é fundamental para que a prática do tênis não se torne lesiva.

Leia também:

Core, o que é, como treinar e qual a sua importância!

Se você não ficar mais forte, não irá conseguir manter as articulações mais estáveis e terá problemas para manter a prática em longo prazo. Aumente sua força e seus músculos e articulações estarão muito mais preparados para todos os estímulos do esporte.

Muitas lesões no tênis são oriundas de excesso de treino ou carga de trabalho. Por isso, se você pratica o esporte com frequência e faz um trabalho de preparação adequado, tome cuidado com o descanso. Ele será fundamental para a sua recuperação e para que você tenha um controle mais adequado das adaptações de seu corpo.

Por mais divertido que o tênis possa ser, tome cuidado com a prática dele sem a devida preparação. Muitas lesões acontecem em praticantes de final de semana, que não dominam os gestos do esporte e querem jogar de forma desordenada.

Trabalhe com a melhora da técnica, para que os movimentos sejam mais precisos e econômicos.

A preparação física para o tênis é complexa e envolve inúmeras variáveis. Será preciso melhorar as qualidades físicas, sem prejudicar seu rendimento e ainda, controlar as lesões que podem ocorrer. Isso tudo, sem falar da parte técnica do esporte. É fundamental que você treine com a orientação de um bom profissional.

Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *