REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

Esportes

EXERCÍCIOS LEVES TAMBÉM DÃO RESULTADOS

EXERCÍCIOS LEVES TAMBÉM DÃO RESULTADOS

A perda de massa muscular, força muscular e função física é uma parte natural do envelhecimento. A condição é chamada de sarcopenia e muitas vezes leva a uma menor qualidade de vida e maior risco de quedas.

Por isso é particularmente importante manter a massa muscular à medida que envelhecemos!

Mas como fazer para evitar a sarcopenia?

Uma simples dose diária de exercício de baixa intensidade reduz o risco de sarcopenia em adultos mais velhos. E fazer uma atividade física por apenas dez minutos por dia pode levar a efeitos muito positivos em termos de saúde e prevenção de doenças. E nem precisa ser intenso. Atividades leves também dão resultados!

EXERCÍCIOS LEVES TAMBÉM DÃO RESULTADOS

Qual a diferença entre atividade física leve e moderada-intensa?

Exercícios leves são aqueles que podem ser feitos sem muito esforço e envolvem atividades simples tais como caminhar ou exercícios com o próprio peso do corpo.

O exercício de intensidade moderada inclui atividades que aumentam a frequência cardíaca e a respiração. Para que o exercício seja considerado uma atividade física de alta intensidade, ele deve levar a um aumento considerável da frequência cardíaca e da respiração.

EXERCÍCIOS LEVES TAMBÉM DÃO RESULTADOS

Quanto exercício fazer para manter a massa muscular?

Em sua tese de doutorado, Jort Veen da Universidade de Orebro na Suécia, estudou a ligação entre atividades físicas de intensidade leve – como caminhadas, yoga e musculação com pesos leves, elásticos ou peso do corpo – e a perda de massa muscular em adultos mais velhos.

EXERCÍCIOS LEVES TAMBÉM DÃO RESULTADOS

Os resultados mostram que a adição de atividades de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes por semana é necessária para ter uma maior massa muscular e um menor risco de desenvolver sarcopenia. Também melhora a capacidade física geral em adultos mais velhos.

A tese de doutorado de Jort Veen também mostra que se exercitar regularmente no final da meia-idade, ou seja, entre 50 e 65 anos, compensa! Isso leva a uma maior massa muscular e a um nível mais alto de condicionamento aeróbico mais tarde na vida.

Fazer mais exercício é melhor?

Embora pouco exercício (2 vezes por semana) de baixa intensidade (pesos leves, com elásticos ou peso do corpo) sejam suficientes para impedir a perda de massa muscular, quanto mais exercícios melhor para a saúde!

De acordo com as recomendações da OMS para atividades físicas, as pessoas devem praticar musculação pelo menos 2 vezes por semana. Mas uma das conclusões de Jort Veen em sua tese de doutorado é que os níveis de desempenho físico entre idosos fisicamente ativos por pelo menos 5 horas semanais são maiores do que entre seus pares que praticam atividades físicas menos horas semanais.

Portanto, se você pode se exercitar por mais de 2 horas por semana, melhor ainda para sua saúde!

Mas onde fazer musculação com um bom acompanhamento?  Vem para a Pratique! Aqui nós cuidamos de você.

 

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *