REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

Esportes

ANTICONCEPCIONAIS PODEM AJUDAR OU AFETAR OS TREINOS? – Blog Pratique Fitness

Anticoncepcionais podem ajudar ou afetar os treinos?

Os anticoncepcionais são medicamentos que visam prevenir a gravidez. Existem diferentes tipos de anticoncepcionais, incluindo pílulas orais combinadas, pílulas orais de progesterona, anéis vaginais, adesivos transdérmicos e dispositivos intrauterinos (DIUs).

É comum que muitas mulheres se questionem se o uso desses medicamentos pode afetar seus treinos.

Quem treina pode tomar anticoncepcional?

Estudos recentes têm demonstrado que o uso de pílulas anticoncepcionais não atrapalham no ganho de massa muscular, então para esse objetivo podemos ficar tranquilos.

Porque o anticoncepcional atrapalha no ganho de massa muscular?

Pois, o organismo interrompe a produção de hormônios e, como consequência, os seus treinos acabam sendo prejudicados. Além de interferir no ganho de massa, quando diminuímos a testosterona do corpo pode trazer outros impactos negativos. Como um ganho maior de gordura, redução de massa óssea, flacidez e celulite.

É possível ganhar massa muscular mesmo tomando anticoncepcional?

Estudo mostra que o medicamento tem interferência quase imperceptível no ganho de massa muscular. A ideia de que ingerir pílula anticoncepcional é o motivo pelo qual as mulheres não ganham massa muscular tem virado uma “verdade”.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Em relação às pílulas orais combinadas, algumas mulheres podem experimentar retenção de líquidos e aumento de peso como efeito colateral, o que pode afetar a composição corporal e, consequentemente, o desempenho nos treinos. No entanto, é importante ressaltar que nem todas as mulheres apresentam esses efeitos colaterais.

Já as pílulas orais de progesterona, como a mini pílula, não costumam causar retenção de líquidos ou ganho de peso, mas podem levar a irregularidades menstruais e sangramentos intermenstruais, o que pode atrapalhar a rotina de treinos.

No caso dos anéis vaginais e dos adesivos transdérmicos, eles liberam hormônios diretamente na corrente sanguínea, assim como as pílulas orais, e podem causar os mesmos efeitos colaterais.

Já o DIU de cobre, que não contém hormônios, não deve afetar o desempenho nos treinos. Porém, o DIU hormonal, que libera progesterona diretamente no útero, pode causar irregularidades menstruais e outros efeitos colaterais similares aos das pílulas de progesterona.

Pratique Fitness: a opção perfeita quando o assunto é academia!

Anticoncepcionais podem ajudar ou afetar os treinos?

Os anticoncepcionais ajudam nos treinos?

Os anticoncepcionais não são diretamente indicados para ajudar nos treinos, mas podem ter alguns efeitos benéficos indiretos.

Por exemplo, alguns tipos de anticoncepcionais podem ajudar a regular o ciclo menstrual, reduzir a dor menstrual e prevenir a anemia por deficiência de ferro, o que pode melhorar a disposição e o desempenho nos treinos.

Além disso, o uso de anticoncepcionais pode prevenir a gravidez indesejada, o que pode permitir que as mulheres se dediquem com mais segurança e tranquilidade aos seus treinos, sem ter que interrompê-los devido a uma possível gravidez.

No entanto, é importante ressaltar que cada mulher pode responder de forma única aos diferentes tipos de anticoncepcionais, e alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais que podem afetar negativamente a disposição e o desempenho nos treinos. Por isso, é fundamental conversar com um médico para avaliar as opções mais adequadas para o seu corpo e a sua rotina de treinos.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Anticoncepcionais podem ajudar ou afetar os treinos?

Pratique Fitness: Excelência em qualidade e atendimento!

Nutrição Online Consulta de 45 em 45 dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *