REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Fisiculturismo/Bodybuilding Natural realmente existe?

A pergunta do título é bastante recorrente e muitas vezes, até polêmica. Veja neste artigo se de fato, existe fisiculturismo natural (sem uso de esteroides).

Em ordem, Jim Cordova, Jon Harris, Layne Norton e Shaun Clarida.

Quem vê fotos pela internet ou então, tem a oportunidade de ver de perto um campeonato de fisiculturismo, geralmente fica espantado com a evolução muscular destes atletas. Porém, sabe-se que o uso de esteroides anabólicos é bastante comum neste mundo.

De uns anos para cá, começaram a surgir os fisiculturistas naturais, atletas que supostamente não fazem o uso de substancias esteroides. Mas sempre fica aquela dúvida se de fato, existe o fisiculturismo natural na realidade.

É bastante complexo falarmos disso, pois sem provas contundentes, não podemos acusar alguém de usar ou não esteroides anabólicos. Hoje temos diversas competições que usam o anti-dopping antes dos atletas subirem ao palco, com o intuito de que todos sejam naturais.

Mas quem conhece os confins do esporte, sabe que os exames anti-dopping muitas vezes são facilmente burláveis, haja visto os inúmeros casos de atletas que após certo tempo de suas conquistas, revelam que competiram dopados.

Mas antes de falarmos disso tudo, será que é possível para um atleta competir em alto nível, mesmo sendo natural?

É possível ser um fisiculturista natural?

Muita coisa precisa ser avaliada aqui. Primeiramente, temos que ter clareza do perfil e nível do atleta. Por exemplo, dificilmente um atleta natural chegue um dia a ser Mr Olympia.

Por mais que aqui no Treino Mestre nós sempre pregamos que o uso de esteroides anabólicos deve ser evitado, temos que reconhecer que eles potencializam sim os resultados. Neste sentido, um atleta natural sempre terá desvantagens ao competir com aqueles que fazem o uso de drogas.

Porém, hoje diversas entidades realizam as competições apenas de naturais, como já mencionei acima. Neste sentido, estas reúnem uma série de restrições e de exames preliminares.

Mas agora vamos ao que de fato interessa: é possível ser um fisiculturista natural? Sim é possível, com as devidas restrições.

Muitas categorias, como a bikini, tem uma série de atletas que não fazem a utilização de esteroides. E diga-se de passagem, em uma série de situações, nem há a necessidade de utilização destes para atingir os padrões que os avaliadores buscam. Treino, dieta e descanso já podem ser suficientes.

Já em categorias diferentes, onde o volume muscular é um item fundamental, ser um fisiculturista natural é bem mais complicado. Isso porque, neste tipo de caso, o primeiro ponto, que será a base, é uma genética fantástica, com excelente desenvolvimento muscular. Sem isso, será muito difícil ser um fisiculturista natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *