REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre hanseníase para médicos da Atenção Primária

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta quinta-feira (16), uma capacitação sobre hanseníase para os médicos que atuam na Rede de Atenção Primária da Capital. A atividade, que aconteceu no auditório da Policlínica Municipal de Jaguaribe, faz parte da programação da campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a doença.

De acordo com a enfermeira Micheline Mendes, assessora técnica na área de Tuberculose e Hanseníase da SMS e ministrante da capacitação, o objetivo da atividade é ampliar e qualificar o diagnóstico da doença na rede municipal de saúde. “Nós queremos que as pessoas tenham esse diagnóstico de forma mais precoce para que possam iniciar o tratamento cada vez mais rápido. Por isso, é importante promover a atualização e sensibilização dos profissionais para que eles possam oferecer o melhor cuidado para a população”, afirmou.

Durante a capacitação, a enfermeira abordou a situação epidemiológica da doença em João Pessoa. Em seguida, foi a vez da médica de Saúde e Comunidade, Albanete Santos, que atua na Rede Municipal de Saúde, explanar sobre o diagnóstico da hanseníase na Atenção Primária.

Aproximadamente 200 médicos participaram da atividade, divididos nos turnos da manhã e da tarde. Um dos participantes foi o médico Davi Rodrigues e, para ele, capacitações como esta podem auxiliar no diagnóstico de doenças. “Quando se fala em hanseníase, temos um globo de lesões dermatológicas, então a capacitação nos ajuda, como médicos, a diagnosticar essa patologia de maneira mais precisa”, comentou.

Programação – O Dia Mundial contra a Hanseníase é sempre lembrado no último domingo de janeiro, sendo este ano marcado para o dia 26. Em alusão à campanha Janeiro Roxo,a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa está com uma programação voltada ao combate à hanseníase durante todo o mês.

Nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e policlínicas municipais estão acontecendo atividades de ‘sala de espera’ para os usuários e acompanhantes com explanação de diversos temas. Já na terça-feira (21), está programada uma capacitação para os agentes comunitários de Saúde.

Hanseníase – É uma doença infecciosa e contagiosa que afeta a pele e nervos. A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, sem tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer. A forma de eliminação do bacilo pelo doente são as vias aéreas superiores (por meio do espirro, tosse ou fala), e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Não se transmite a hanseníase pelo abraço, compartilhamento de pratos, talheres, roupas de cama e outros objetos.

Os sintomas da doença podem ser apresentados por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou marrons em qualquer parte do corpo; diminuição da sensibilidade ou formigamento em mãos, pés ou olhos; caroços, nódulos e entupimento nasal e ainda uma diminuição ou perda de força muscular em mãos, pés e pálpebras.

Tratamento – Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Rede Municipal de Saúde oferecem o tratamento para a doença e o medicamento é gratuito. Em caso de sintomas, o cidadão pode procurar sua USF de referência.