REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Prefeitura realiza ação de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual durante Via Folia

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), realizou, nesta segunda-feira (9), uma ação de enfrentamento ao trabalho infantil, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, durante o bloco Muriçoquinhas do Miramar, no corredor da Via Folia. A iniciativa integra a campanha 2026 de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti-JP), que este ano traz o lema: “Seja um goleiro: defenda as crianças do seu adversário – o trabalho infantil”.

Com equipes distribuídas ao longo do percurso, a ação teve como foco a orientação e sensibilização de foliões, comerciantes, familiares e responsáveis, reforçando que o lugar da criança é na escola, no convívio familiar e nas brincadeiras, e não em situações de trabalho ou violação de direitos.

De acordo com a secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre, a mobilização nas ruas faz parte de um trabalho contínuo desenvolvido pelo Município. “A Prefeitura de João Pessoa está mais uma vez na avenida, por meio da Sedhuc, dizendo não ao trabalho infantil. Este ano, com a campanha ‘Seja um goleiro’, queremos bloquear essa prática, que traz prejuízos para as nossas crianças. Nossas equipes estão dialogando com comerciantes, familiares e responsáveis para orientar e sensibilizar a população. O trabalho é cotidiano, por meio da abordagem social e da atuação dos nossos equipamentos, como os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas)”, destacou.

A coordenadora da Proteção Especial de Média Complexidade, Cristiane Cabral, ressaltou a importância da presença das equipes em eventos com grande circulação de crianças e adolescentes. “É uma ação fundamental porque sabemos que, enquanto muitas crianças estão brincando, ainda existe uma parcela em situação de trabalho infantil e até de exploração sexual. A Prefeitura tem esse olhar de prevenção às violações de direitos. A proposta é levar informação de forma leve, com profissionais capacitados, promovendo uma abordagem respeitosa e humanizada. Criança tem direito de brincar e de ser feliz”, afirmou.

A ação contou com a participação integrada de equipes do Aepeti, Creas, Cras, Programa Criança Feliz, Acessuas Trabalho, Diretoria de Assistência Social (DAS), Proteção Especial de Média Complexidade e Proteção Básica, reforçando o trabalho em rede da política de assistência social no Município.

A iniciativa foi bem recebida pelas famílias que participaram da festa. A mãe Ana Vitória destacou a relevância da campanha em um ambiente voltado ao público infantil. “Acho o trabalho de vocês super importante. A gente vê muitas crianças trabalhando nas ruas e, muitas vezes, por necessidade, mas não é justo. Todas as crianças merecem ter uma infância com brincadeiras e proteção”, afirmou.

Já Kelly Cristina, que participou pela primeira vez do bloco com o filho, reforçou a importância da conscientização. “A criança tem que estar na escola, não na rua. É importante ter diversão, mas também informação. Quanto mais esporte e atividades para as crianças, melhor, para evitar outros caminhos”, disse.

Sobre a campanha – A edição 2026 do Aepeti-JP reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva e permanente. A Sedhuc segue atuando durante todo o ano com ações de prevenção, abordagem social e acompanhamento das famílias, por meio dos serviços da rede socioassistencial, com o objetivo de garantir os direitos e a proteção integral de crianças e adolescentes em João Pessoa.