Hospital Municipal do Valentina destaca avanços no atendimento especializado a crianças e adolescentes
O Hospital Municipal do Valentina (HMV), unidade de saúde referência no atendimento infantil, contabilizou 65.816 atendimentos de janeiro a 30 de novembro de 2025. Esse número significa que, em 11 meses, os atendimentos atingiram quase o total de 2024, onde 66.821 pacientes receberam assistência em saúde.
A estrutura do hospital, considerado de portas abertas 24 horas, é voltada para atender casos de urgência e emergência a pacientes infantis até a idade de 17 anos, 11 meses e 29 dias de vida.
Dentre as principais melhorias implementadas em 2025, destacam-se a aquisição e substituição de equipamentos hospitalares essenciais para melhoria da assistência; e a atualização e organização do parque tecnológico da unidade. “No tocante à gestão, reorganizamos nossos fluxos assistenciais e administrativos, visando agilizar o atendimento aos usuários. Além disso, fortalecemos a integração entre os setores assistenciais, administrativos e de apoio, onde implantamos e alinhamos nossos processos ao sistema informatizado hospitalar, promovendo maior controle, rastreabilidade e eficiência das informações”, explicou Tânia Menezes, diretora-geral do HMV.
Projeto – Este ano, o Hospital do Valentina implantou o Projeto Lean nas emergências, com foco na melhoria dos fluxos assistenciais e na organização do atendimento de urgência e emergência. A aplicação da metodologia Lean possibilitou a redução do tempo de espera para atendimento, a diminuição do tempo de internação e a otimização dos processos internos, garantindo maior agilidade e eficiência no cuidado ao paciente.
Além disso, o projeto permitiu o monitoramento contínuo dos indicadores assistenciais, favorecendo a tomada de decisão baseada em dados e a melhoria permanente da qualidade do atendimento prestado à população.
Perspectivas – Conforme diretrizes planejadas pela direção-geral do HMV, dentre as metas estabelecidas para o ano de 2026 estão a melhoria da organização dos fluxos assistenciais e administrativos, com o fortalecimento da regulação, controle de leitos e o fluxo de altas médicas.
A capacitação e valorização dos profissionais de saúde, a qualificação dos registros assistenciais, além do fortalecimento do monitoramento de indicadores e a transparência da gestão também são metas para o próximo ano.
Estrutura – O Hospital Municipal do Valentina possui 74 leitos de internação, 12 leitos de observação, além de três salas cirúrgicas. A unidade trabalha com a ferramenta de acolhimento com classificação de risco, de acordo com o Protocolo de Manchester/SUS. Ele também possui um Núcleo Interno de Regulação (NIR) que atende às demandas infantis municipais e estaduais 24 horas por dia.
A unidade, que fica localizada na Avenida Mariângela Lucena Peixoto, no bairro Valentina Figueiredo, funciona 24h e é porta de urgência para atendimentos pediátricos.
