Prefeitura de João Pessoa apoia evento que reúne 11 municípios e busca fortalecer pontos de cultura
Representantes de onze pontos de cultura de municípios do Litoral paraibano participam, no próximo sábado (29), da Teia do Litoral 2025, que acontece na sede do ponto de cultura Olho do Tempo, em Gramame. O evento, promovido pelo Fórum de Pontos de Cultura, conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), e busca fortalecer e dar visibilidade às ações das cidades envolvidas.
“Esse encontro tem muita importância para todos nós porque é um momento de integração e troca de experiências, mas, sobretudo, um momento de afirmação de uma política de valorização dos pontos de cultura. João Pessoa fica de forma muito ativa nesse processo de formação dos pontos de cultura. Nós tínhamos 15 pontos de cultura conveniados com a Funjope e, desde o ano passado, a partir da Lei Aldir Blanc, o Ministério da Cultura referendou mais de 80. E agora, o próprio MinC, na gestão da ministra Margareth Menezes, está caminhando no sentido de organização e fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva, que é a matriz para os pontos de cultura”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressalta que essa reunião da Teia vai ser o momento em que todos os pontos de cultura do Litoral poderão trocar suas experiências, fazer um processo de autorreconhecimento e construção da identidade de um projeto comum para todos os pontos de cultura. “Eu fico muito contente de poder estar diretamente envolvido nesse processo. É um momento único na história da cultura brasileira, em que estamos conseguindo dar forma e vida a uma política nacional de cultura. E a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa participam de maneira muito ativa desse processo”, acrescenta.
Porta de entrada para a Teia Estadual que, por sua vez, dá acesso à Teia Nacional, a Teia do Litoral conta com a participação de representantes de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Conde, Baía da Traição, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari e Sapé.
Preservação da cultura – Os pontos de cultura são considerados espaços fundamentais para a preservação e difusão das tradições culturais de suas comunidades. Já a Teia tem como principal objetivo consolidar um espaço de união e trocas de conhecimentos. A intenção é que o evento seja o ponto de partida para a construção de um legado de cooperação cultural duradouro para o território.
Além disso, a ideia é realizar palestras com os temas: ‘Território Teia: Legado que a Teia pode deixar para o território’ e ‘Qual a importância dos Fóruns de Pontos de Cultura’.
Com a Teia, a meta é ainda oferecer apresentações artísticas para a celebração da cultura local e dar visibilidade à diversidade cultural e aos saberes ancestrais dos pontos de cultura; consolidar a Rede Cultura Viva de João Pessoa e cidades do Litoral da Paraíba, uma política pública que certificou mais de 200 grupos e entidades como pontos de cultura.
Programação da Teia do Litoral 2025
8h – Acolhida dos pontos de cultura e credenciamento/apresentação do grupo de percussão Tambores do Tempo;
8h às 17h – Exposição em Cipó do Mestre Zé do Balaio;
9h – Cerimônia de abertura: Cerimonial Velho Gramame
Fala de boas-vindas da mestra Doci;
Alice Monteiro (Pontão de Cultura Viva Paraíba) – Relatório das atividades desenvolvidas do projeto de mapeamento;
Cerimonial com falas das autoridades e convidados.
10h – Roda de conversa – Ponto a ponto com a mestra Doci: O que há entre a cultura de base comunitária, a justiça climática e o papel dos pontos de cultura em seu território;
Atividade: Elaboração de uma carta manifesto para ser entregue à Funjope e demais Secretarias de Cultura, que será levada para a Teia Estadual visando o fortalecimento da Rede dos Pontos de Cultura do Litoral.
13h – Atividade Cultural: Daniel voz e violão – afro-sonoro;
13h30 – Roda de Conversa: A importância dos Fóruns de Cultura.
Atividade: Conversa interativa sobre a relevância de espaços de discussão e articulação como os fóruns para o fortalecimento da cultura local e regional. Palestrante: Rosana;
15h30 – Coffee-break – reduzir, reutilizar e reciclar – Durante a atividade estarão disponíveis diversos objetos para doação.
16h – Encerramento com apresentação dos próximos passos da Teia Estadual e Teia Nacional.
Serviço
Local: Ponto de cultura Olho do Tempo;
Endereço: Rua Agricultor Carlos Onofre Nóbrega, nº4.236, Gramame.
