REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Em projeto de humanização, Hospital Municipal Santa Isabel leva paciente da UTI para tomar banho de sol

O atendimento especializado e humanizado tem feito a diferença na recuperação dos pacientes internos no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa. E pensando no bem-estar dos pacientes, o HMSI realiza ações para tornar a hospitalização menos dolorosa, reduzindo o estresse e a ansiedade. Uma das atividades é o banho de sol em áreas externas da unidade, como sacadas e pátio.

Entre os pacientes beneficiados com o banho de sol está dona Terezinha Pereira de Almeida, de 87 anos, internada na UTI 3 há 1 mês e 16 dias. Ela chegou ao hospital com pneumonia, onde precisou ser entubada e fazer uma traqueostomia. Atendida pela equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e enfermeiros, dona Terezinha evoluiu muito bem, está consciente e orientada e pode deixar a UTI ainda esta semana.

O médico intensivista Frederico Augusto Ribeiro Clemente, que acompanhou dona Terezinha no banho de sol, com outros integrantes da equipe multidisciplinar, disse que ela ficou emocionada e a equipe também. “Eu vi que estava um pôr do sol muito bonito e que valeria a pena. Ela ficou muito feliz, levantou as mãos para o céu agradecendo. Ela ficou muito contente e bem comovida e a gente também. E o objetivo era justamente esse”, afirmou.

Segundo o especialista, paciente que fica hospitalizado muito tempo, principalmente dentro de uma UTI, tem um contexto de desorientação, por isso iniciativas como essas são importantes para a recuperação dele. “A UTI do Hospital Santa Isabel tem a vantagem de ter janelas e o paciente percebe quando é dia e noite, mas fica lá, parado. E tirar ela um pouco desse ambiente é como trazê-la de volta para a vida”, reforçou.

A médica intensivista Mariana Gama, coordenadora da UTI 3, disse que o projeto do banho de sol é realizado com o paciente estável e visa estimular o bem-estar físico e mental. Sob a supervisão da equipe, ele é levado até a varanda da UTI para ter contato com o ar puro e a luz do sol, o que estimula a produção de hormônios como serotonina e endorfina. “Esses hormônios promovem sensação de felicidade e, assim, nosso paciente se sente acolhido, melhorando o estado de espírito, contribuindo para uma maior adesão ao tratamento e renova as esperanças de recuperação”, completou a profissional.

Os benefícios do banho de sol para os pacientes são inúmeros. Além de minimizar os efeitos da internação, a prática fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, aumenta a produção de vitamina D, diminui riscos de depressão e regula o sono, entre outros aspectos.