REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Com o programa Sonho Seguro, Prefeitura amplia ações de habitação e regularização fundiária – CGNotícias

Com o objetivo de fortalecer a política habitacional e ampliar o acesso à moradia digna, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA), lançou oficialmente, nesta quinta-feira (6), o programa “Sonho Seguro”. O evento aconteceu no Pátio – O Shopping do Centro e reuniu autoridades, parceiros privados, representantes comerciais e famílias de diversos bairros beneficiados com contrato de regularização fundiária (Reurb).

O programa Sonho Seguro representa um novo marco na política habitacional do município, ao reunir ações integradas que envolvem os campos técnico-social, urbano e operacional, com foco na inclusão social, na sustentabilidade e na regularização fundiária, levando mais segurança jurídica às famílias e abrangendo 4,78 milhões de metros quadrados, distribuídos entre as sete regiões urbanas de Campo Grande.

“Hoje, temos aqui mais de 100 famílias recebendo o contrato da sua casa, mas até o final do nosso mandato serão 10 mil contempladas, por meio do programa Sonho Seguro, com um teto para morar, mais dignidade e a possibilidade de ampliar o imóvel, se quiser. Ter o documento em mãos e poder dizer: ‘eu tenho um CEP, eu tenho uma casa, e ela é minha’. Estamos trabalhando, a cada dia, para realizar o sonho das famílias de Campo Grande”, afirmou a prefeita Adriane Lopes.

O lançamento do programa também foi marcado por histórias emocionantes, como a de Otalina Maria de Paula, de 77 anos, moradora do bairro Campo Belo, que comemorou a conquista da regularização do seu imóvel. “É uma alegria que não cabe no peito. Eu sou viúva, moro com a minha filha, e foi ela quem me ajudou em tudo pra conseguir essa regularização. A gente batalhou muito, e hoje eu posso dizer que a casa onde eu vivo é minha, de verdade. Quando eu peguei o documento nas mãos, me deu vontade de chorar. É um sentimento de gratidão a Deus, sabe? Porque agora ninguém tira mais. É um pedacinho de chão que é nosso, conquistado com muito esforço.”

Moradores do bairro Caiobá II, Robson Soares, de 30 anos, e Jaqueline Lima, de 32, viveram um momento de pura emoção ao receberem a documentação que garante a posse definitiva do lar da família. “A gente pediu muito a Deus que isso acontecesse na nossa vida. Como a prefeita falou, a gente mora no local, mas sempre ficava em dúvida, com receio de investir ou ampliar, com medo mesmo de perder tudo. Agora, com a documentação, a gente se sente mais aliviado e vai conseguir colocar nosso sonho em prática, que é melhorar a nossa casa. Só Deus sabe a felicidade que está no nosso coração.”

Moradora do Jardim Tijuca, Thayla Karoline Gonçalves, de 30 anos, participou do evento acompanhada da filha de apenas um ano. Morando no bairro há quase uma década, ela celebrou a conquista do documento que garante a propriedade do seu lar. “É um sonho receber esse documento, ainda mais quando a gente tem filho, né? Agora é uma garantia e uma segurança não só pra mim, mas pra ela também. Eu sou mãe solo, então preciso me virar pra dar conta de tudo. Só o fato de ter uma casa com tudo regularizado já traz um alívio enorme.”

Além da Reurb, o programa Sonho Seguro conta com outras frentes de atuação, como o Trabalho Técnico Social (TTS), que prevê o atendimento e o acompanhamento de famílias em empreendimentos habitacionais, especialmente do Programa Minha Casa, Minha Vida. Também integram o programa o Credihabita e o CGSustentável, que incentivam o acesso ao crédito habitacional e promovem ações voltadas à sustentabilidade. Já o Sonho de Morar e o Feirão Habita CG são iniciativas que facilitam o acesso à moradia e promovem eventos habitacionais de grande porte na Capital.

“Os quatro pilares do programa Sonho Seguro são fundamentais para ampliarmos ainda mais a habitação de interesse social em Campo Grande. Neste programa, além do poder público investindo nas pessoas e na cidade, contamos com as entidades, que fazem o possível e o impossível para chegar aonde nós não conseguimos, e com os parceiros privados, que são os patrocinadores do Sonho Seguro. É nisso que acreditamos, unindo nossos sonhos e projetos, conseguimos transformar em realidade aquilo que parecia distante”, afirmou o diretor-presidente da EMHA, Claudio Marques.

Representando o setor imobiliário, o corretor Edson Lopes, da Click Imóveis, destacou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para fortalecer as ações voltadas à habitação em Campo Grande. “Nós, empresários do setor imobiliário, temos que apoiar toda e qualquer iniciativa relacionada à habitação. Parabéns à prefeita, e conte sempre com o empresariado. Temos a sensibilidade de apoiar as boas iniciativas, porque todo mundo tem o direito de ter um CEP. Queremos uma cidade cada vez melhor, e unidos, podemos muito mais.”