REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Agência Minas Gerais | Minas Gerais inicia aplicação das provas do Saeb 2025 nesta quarta-feira (22/10)

Teve início nesta quarta-feira (22/10), em Minas Gerais, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, avaliação coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas de todo o país.

SEE / Divulgação

O Saeb é um dos principais instrumentos para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes e subsidiar políticas públicas voltadas ao aprimoramento da educação básica. Em Minas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) mobilizou suas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as escolas da rede estadual para garantir o bom andamento das aplicações, que seguem até o início de novembro.

“A participação de todos é fundamental para garantirmos bons resultados e avanços nos investimentos em políticas públicas no estado. Serão duas semanas de aplicação, então todos terão tempo para aplicarem as provas tranquilamente”, destacou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares. 

Aplicação

Na manhã desta quarta-feira diversas escolas por todo o estado já iniciaram as aplicações. O Governo de Minas preparou diversas ações para atrair os estudantes e aumentar o engajamento com as provas. Foram preparados kits com materiais escolares, garrafinhas térmicas, itens tecnológicos e lanches especiais tornando o dia de prova ainda mais interessante aos estudantes.

A diretora da Escola Estadual Dona Sindá, Lilian Daniela, da cidade de Monte Carmelo, destacou a preparação realizada em sua instituição. “O Saeb é um diagnóstico, então procuramos onde tínhamos margem para melhorar nos últimos anos e fortalecemos a recomposição nessas áreas. Os materiais disponibilizados pela SEE/MG exerceram papel fundamental nessa nova estratégia pedagógica”, pontuou Lilian.

Exemplo de mobilização 

O Saeb requer 80% de taxa de participação mínima para poder avaliar o desenvolvimento da educação básica. A SEE/MG está desde o início das preparações reforçando esse ponto com as escolas.  “Possuímos 99 estudantes entre todas as turmas elegíveis para realização da prova. Com o trabalho da nossa equipe e o engajamento dos nossos jovens, contamos com 100% de adesão ao primeiro dia de prova”, comenta a diretora Lilian

Outro exemplo de engajamento é a Escola Estadual Professor José Freire. Entre a última edição do Saeb (2023) e a atual, a instituição aumentou consideravelmente o número de participantes realizando a prova. “Chegamos a quase 100% dos participantes em 2025. Preparamos toda uma estratégia para mostrar como a presença de todos era importante no dia de hoje, sem falar claro do nosso cardápio especial”, compartilhou a diretora da escola, Milena Luciana Oliveira.

A Escola Estadual do Bairro dos Pereiras, em Toledo, também contou com a participação de 100% dos estudantes dos 9° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio. A escola fica na zona rural da cidade e realizou força tarefa para buscar e garantir a presença de todos.

Preparação

Durante o recesso escolar, entre os dias 13 e 17/10, diversas escolas da rede estadual mantiveram as portas abertas para reforçar as aprendizagens e preparar os estudantes para os próximos desafios. As atividades tiveram foco especial em Língua Portuguesa e Matemática, áreas avaliadas pelo Saeb, e buscaram reduzir defasagens ainda presentes desde o período do ensino remoto.

Davi Elias Gonçalves, aluno do quinto ano do ensino fundamental, da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Monte Carmelo, falou sobre a preparação para a prova. “Me dediquei bastante nesses últimos meses. Estudei com o livro de recomposição de aprendizagens, com os professores em sala de aula e me sinto pronto. Agradeço a todos os envolvidos na construção deste protocolo de estudos”, destacou o estudante de 11 anos.

Os resultados obtidos no Saeb têm impacto direto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Valor Aluno Ano Resultado (Vaar) — componente do novo Fundeb que premia redes de ensino com melhorias nos indicadores de aprendizagem. Assim, bons resultados refletem-se em mais investimentos para as escolas públicas, beneficiando diretamente estudantes e profissionais da educação.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça a importância da participação de todos neste momento. O envolvimento da comunidade escolar é essencial para consolidar uma educação pública forte, inclusiva e comprometida com o futuro de Minas Gerais.