REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Instituto Cândida Vargas conquista 2º lugar geral em artigo no Congresso Internacional de Auditoria em Saúde

O Instituto Cândida Vargas (ICV), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, participou, entre os dias 2 e 5 de setembro, em Fortaleza (CE), do V Congresso Internacional em Auditoria em Saúde – Transformando a Auditoria e a Gestão em Saúde com Assertividade Técnica baseada em Evidências de Dados. O destaque do ICV foi a conquista do 2º lugar geral para o artigo ‘Ações Educativas, a partir da auditoria de prontuários, com atenção às prescrições médicas: um relato de experiência’, apresentado pela servidora pública Ana Caroline Beserra de Lucena e sua equipe.

O evento reuniu especialistas de todo o Brasil para debater temas relevantes da área, além de promover troca de experiências e fortalecer o networking entre profissionais da auditoria em saúde.

Durante o congresso, o Instituto Cândida Vargas se destacou com a aprovação de três artigos científicos, todos apresentados oralmente. “Vale ressaltar que apenas 14 trabalhos foram aprovados em todo o Brasil, e da Paraíba, os três selecionados foram do ICV, recebendo elogios de auditores e avaliadores”, disse a coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia do ICV, Tatiana Fragoso Vieira.

Os artigos aprovados foram: Ações Educativas, a partir da auditoria de prontuários, com atenção às prescrições médicas: um relato de experiência. Os autores foram Ana Caroline Lucena, Quintino Régis, Tatiana Fragoso, Camila Medeiros, Ana Beatriz Marcolino e Alinne Lucena. Este trabalho conquistou o 2º lugar geral entre todos os artigos apresentados no congresso.

O outro artigo foi ‘O papel da auditoria assistencial através do Núcleo de Segurança do Paciente e da Rede Sentinela na jornada intrahospitalar’. As autoras foram: Ana Caroline Lucena, Patrícia Trindade, Daisy Albuquerque, Natália Silva, Rafaela Paiva e Alinne Lucena.

O terceiro foi ‘Implementação de prontuários eletrônicos em um Hospital Público Municipal de João Pessoa/PB: desafios e potencialidades’. Os autores foram Ana Caroline Lucena, Marcelo Melo, Edson Crispim, Felipe Herculano, Ana Beatriz Marcolino e Alinne Lucena.

Ana Caroline destacou a importância da ciência aliada à prática hospitalar e agradeceu o apoio da gestão municipal. “Agradecemos ao ICV, na pessoa dos diretores Dr. Quintino Régis, Dra. Juliana Soares e Marcelo Melo, e das coordenadoras da obstetrícia Dra. Tatiana Fragoso e Dra. Camila Medeiros, que sempre estimularam a pesquisa. Eles entendem que a ciência anda de mãos dadas com a prática e só através do conhecimento conseguimos potencializar o serviço, levando mais qualidade em saúde para a população”, afirmou.