Prefeitura entrega 100 quiosques e revitaliza calçadão da Via Light em Rio das Pedras – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio entregou, neste sábado (30/08), importantes obras de urbanização e revitalização na comunidade do Rio das Pedras, na Zona Oeste. Com investimentos superiores a R$ 7,8 milhões, as intervenções oferecem infraestrutura qualificada, reorganização urbana e novos espaços de convivência, trazendo mais conforto e segurança para os moradores.
Uma das ruas mais movimentadas do Rio das Pedras, a Via Light, foi remodelada com um grande calçadão e a instalação de 100 quiosques padronizados, bancos e mesas de concreto e a recuperação completa de seus passeios. O local revitalizado virou um grande espaço de lazer para os moradores da região.
– Isso aqui é a prova de que quando a gente se organiza, quando faz projeto, só beneficia a população. Temos ainda a ciclovia e a calçada, além dos quiosques. E, certamente, a renda desses comerciantes vai melhorar, levando mais sustento para casa. Melhora a vida de todo mundo – afirmou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
O projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura revitalizou mais de 5,4 mil metros quadrados de área pública, organizando o comércio local, garantindo acessibilidade, melhorando a mobilidade e oferecendo um espaço urbano mais seguro e funcional. A iniciativa também estimula novas atividades econômicas e contribui para a valorização imobiliária da região.
– O objetivo é fomentar, organizar todo esse comércio, incentivar o empreendedorismo local, oferecendo uma área de mais qualidade para implementação dessas atividades comerciais. Agora, todo mundo vai trabalhar certinho. É um benefício incrível! O trabalhador pode se formalizar, ganhar sua licença com esse espaço revitalizado. Construímos também um calçadão que estimula a circulação das pessoas e favorece a atividade comercial formal na região de Rio das Pedras – afirmou o secretário Wanderson dos Santos.
A comerciante Nina da Silva, de 44 anos, comemorou a chegada dos novos quiosques.
– Eu ficava na beira da pista, mas a minha barraca foi derrubada, em 2019, pela fiscalização. Fizemos um protesto porque a gente não tinha um lugar fixo para trabalhar. A partir de agora, vamos trabalhar legalizados, sem ter medo. É diferente. O novo quiosque será a forma que terei para ajudar a sustentar a minha família – contou Nina.
Vice-prefeito visita terreno no Tanque, em Jacarepaguá, onde pretende construir parque
O vice-prefeito Eduardo Cavaliere tambem visitou uma grande área no Tanque, em Jacarepaguá, onde o município vai construir um parque. O projeto propõe um parque linear, ao longo do Rio Tindiba, com 7,4 mil metros quadrados de área de lazer, contando com uma ampla área verde e pisos drenantes, de alta absorção e permeabilidade. Elaborado pela Fundação Rio-Águas, o projeto prevê quadras esportivas, skate park, pista de caminhada, área infantil com brinquedos, academia da terceira idade e parcão para os pets, além de um espaço para eventos com mini anfiteatro e áreas de convivência.