REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Cotia terá cursos visando desenvolvimento sustentável – IFSP

Eixos tecnológicos e cursos foram apresentados durante audiência nesta quinta 

AUD-COTIA4

AUD-COTIA1

AUD-COTIA3

AUD-COTIA2

AUD-COTIA5

AUD-COTIA

Sob aplausos, a diretora-geral do Campus Cotia do IFSP, Lúcia Collet, anunciou os eixos tecnológicos e cursos que serão implementados a partir de 2026 na unidade do Instituto Federal no município. A apresentação foi feita durante a terceira audiência pública realizada na noite desta quinta-feira, 14 de agosto, na Câmara Municipal de Cotia.  

Lúcia apontou a escolha de dois eixos tecnológicos: Controle e Processos Industriais e Produção Industrial. Dentro do primeiro eixo, serão ofertados os cursos Técnicos em Automação Industrial e em Sistemas de Energia Renovável. Já no segundo eixo, estão previstos os cursos Técnicos em Química e em Biotecnologia. Pensando na verticalização do ensino e na proposta do IFSP em formar docentes, apontou-se a oferta do curso de graduação de Licenciatura em Matemática.  

A previsão é que os cursos se iniciem gradativamente a partir de 2026. No futuro, outras audiências públicas serão convocadas para a escolha de mais uma licenciatura.  

Para a definição dos cursos, foram realizadas inúmeras conversas entre o IFSP, o poder público municipal, os arranjos produtivos locais, lideranças comunitárias e a população em geral. Também foi realizada uma minuciosa pesquisa acerca do perfil econômico, social e populacional da cidade, além do levantamento da oferta de cursos por outras instituições de ensino na região. “Não trazemos um pacote pronto, o que existe é muita conversa e trabalho”, citou Lúcia Collet.  

Da esquerda para a direita: Silvio Cabral, Celso Itiki (vereador), Ricardo Agostinho, Paulinho Lenha (vice-prefeito), Lúcia Collet, Ana Paula Santos e Michel da Silva Alves (secretário de Trabalho e Renda)A diretora apontou que a Reserva Florestal do Morro Grande ocupa 1/3 do território da cidade de Cotia. Essa reserva faz parte de uma área da Mata Atlântica, de grande relevância ambiental. Por outro lado, 25% dos empregos disponíveis na cidade são na área da Indústria. “Precisamos que o desenvolvimento seja um aliado do meio ambiente, investindo na preservação e na sustentabilidade. É necessário avançar sem destruir a natureza”, destacou ao justificar o curso de Energias Renováveis.  

O início das atividades do IFSP foi muito comemorado pelos presentes na audiência, sobretudo pelo poder de capacitação dos cotianos, suprindo, assim, a carência de profissionais na cidade. “Os dados mostram que não faltam empregos em Cotia, mas sim mão de obra qualificada”, revelou Lúcia.  

Silvio Cabral, secretário municipal de Desenvolvimento Social e Periferias, endossou a afirmação da diretora-geral ao revelar que todos os dias chegam à Cotia mais de 40 ônibus trazendo profissionais de diferentes cidades por falta de qualificação local. “Acreditamos que o IFSP pode ser um divisor de águas na história de Cotia”, acrescentou.  

O chefe de Gabinete do IFSP, Ricardo Agostinho, que representou o reitor Silmário dos Santos durante a audiência, pediu à população que continue dialogando com o IFSP, sobretudo mostrando as necessidades de formação. “No Instituto Federal, trabalhamos conjuntamente o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Dessa forma, podemos oferecer uma variedade muito grande de formação paralelamente aos cursos formais, como programas voltados à formação de mulheres, cursos de cuidadores de idosos, entre muitos outros”.  

Nesse sentido, Lúcia Collet apresentou mais um dado e mais uma possibilidade de ação: “as mulheres formam a maioria dos alunos frequentadores dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Cotia e o IFSP pode oferecer diversas formações voltadas à emancipação social e econômica delas”.  

Emocionado, o ex-vereador e membro de movimentos sociais Antonio Carlos de Melo Sá, conhecido como Toninho Kaluga, conta que atuou ativamente para a vinda de um campus do IFSP para o município. “É uma conquista incrível, nossos filhos terão oportunidades que nós não tivemos. Acompanhamos o trabalho do Instituto e sabemos da qualidade do ensino público oferecido”.  

Também muito otimista com a chegada da Instituição, a secretária municipal de Educação, Ana Paula Santos, exaltou o ensino gratuito e a importância da educação. “A Educação é a solução para todos os problemas em todas as partes do mundo. Todo profissional precisa passar por uma escola. E o IFSP vai oferecer uma educação de qualidade e gratuita a todos os nossos jovens”.  

Campus Cotia 

O Campus Cotia do IFSP funcionará na Rua Howard Archebald Acheson Júnior, 393, no Jardim Barbacena, endereço que já abrigou uma universidade.  

A compra do prédio foi realizada no último mês de junho (saiba mais aqui). O montante de R$ 41,5 milhões para a compra do imóvel foi investido pelo Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Nas próximas semanas, serão iniciadas as obras de revitalização do espaço visando ao início das atividades acadêmicas.  

O prédio será mobiliado por meio de parceria com a Prefeitura de Cotia. “Estamos recebendo grande apoio do prefeito Formiga, que tem sido um grande parceiro, bem como de sua equipe”, ressaltou o reitor Silmário por meio de vídeo.   

O apoio da Prefeitura também foi destacado pela diretora-geral do Campus Cotia, Lúcia Collet. Ela citou que a administração municipal irá oferecer a alimentação aos estudantes do ensino básico.  

Assista abaixo à audiência na íntegra: