REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Prefeitura de João Pessoa realiza ação de prevenção à saúde dos indígenas da etnia Warao

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quinta-feira (7), uma ação de prevenção à saúde dos indígenas da etnia Warao. A atividade, promovida pelo Departamento Municipal de Saúde para Imigrantes e Refugiados Indígenas, faz parte da programação para o mês de agosto nos abrigos que são monitorados pela rede municipal.

A ação aconteceu em um abrigo localizado no bairro de Jaguaribe, onde residem cinco famílias, totalizando 22 pessoas. Na ocasião, foi realizada avaliação antropométrica e atualização vacinal para adultos e crianças. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Saúde para Imigrantes e Refugiados Indígenas, Gustavo Lira, a SMS mantém uma programação mensal de visita aos abrigos, com foco na prevenção do adoecimento dessa população.

“Nosso foco principal é o cuidado contínuo para evitar o adoecimento. Então, quando a equipe de saúde chega ao abrigo, é feita a atualização da caderneta de vacina, acompanhamento de doentes crônicos, como pacientes com tuberculose, aferição de pressão e teste rápido. Tudo que for vinculado à unidade de saúde, à assistência da atenção primária, é feito pela nossa equipe que, pelo menos duas vezes ao mês, está em cada abrigo para esse acompanhamento com foco na prevenção”, explica Gustavo Lira.

Além dessa programação mensal, com as visitas programadas pelas equipes das unidades de saúde da família (USFs) de referência, os abrigos têm acompanhamento epidemiológico constante, por conta do maior risco ao adoecimento e um cuidado continuado de acordo com as demandas e realidade de cada local.

Maria Calderon Moreno, 32 anos, reside no abrigo Rosenda, atualmente cuidado pelo Cacique Avel. Ela conta que os demais moradores do local já aguardam a visita das equipes da SMS. “Eles vêm sempre e a gente já fica esperando. Sabemos que no dia que estão aqui vão olhar tudo, peso, vacina, orientam quando precisa de remédio, a gente gosta de receber eles”, relata a venezuelana.

Cerca de 600 indígenas da etnia Warao vivem na cidade de João Pessoa. Atualmente, a Secretaria de Saúde monitora nove abrigos localizados nos bairros do 13 de Maio, Roger, Centro, Jaguaribe, Costa e Silva, Funcionários II e Valentina Figueiredo. Durante o mês de agosto, as ações acontecerão até o dia 29.

Confira a programação:

Abrigo Avel – 28/08

Abrigo Epifânio – 12/08 e 29/08

Abrigo Estevam – 15/08 e 29/08

Abrigo Gregório – 13/08 e 27/08

Abrigo Nelson – 08/08 e 28/08

Abrigo Rafael – 12/08 e 26/08

Abrigo Ramon – 20/08

Abrigo Rosenda – 07/08 e 20/08

Abrigo Vila do Lula – 13/08 e 27/08

Assistência contínua – A SMS monitora a situação dos indígenas da etnia Warao desde 2016, quando João Pessoa se tornou destino desses imigrantes. Em 2023, a Prefeitura ampliou a assistência com a criação do Departamento Municipal de Saúde para Imigrantes e Refugiados Indígenas que tem acompanhado de perto as necessidades e realidades desse povo, com objetivo de garantir um cuidado contínuo à saúde dos imigrantes.

Para assegurar a assistência a esses refugiados, a Secretaria de Saúde conta com uma equipe multiprofissional especializada que realiza o mapeamento dos grupos atendidos, monitora suas necessidades e leva aos abrigos acompanhamento do planejamento familiar, vacinação e medicamentos.