REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Daudeth Bandeira, Bebé de Natércio e Cristiano Oliveira apresentam show ‘Musicantoria’ na Festa das Neves

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) apresenta, dentro da programação da Festa das Neves, o show ‘Musicantoria’, com os artistas Daudeth Bandeira, Bebé de Natércio e Cristiano Oliveira, com participação especial da cantora Luduvina Farias. A apresentação será nesta segunda-feira (4), no Palco Cultura Popular, no Parque Solon de Lucena, a partir das 17h.

“É um momento muito especial que nós teremos na Festa das Neves essa presença de Daudeth Bandeira, Bebé de Natércio, Cristiano Oliveira que fazem uma apresentação muito sólida com as nossas identidades culturais. No governo Cícero Lucena, temos feito um trabalho de acolhimento e estímulo a todas as linguagens, mas, sobretudo, às de matriz das culturas populares”, ressalta o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que a Fundação tem feito um trabalho de proteção, de consagração e de dar visibilidade a essas culturas. “Programamos a primeira presença desse trio fantástico da nossa música para se apresentar no palco das culturas populares integrado, inclusive, à própria literatura de cordel, já que eles fazem parte de uma rede de identidades culturais forte, que recupera a memória e a tradição, que é um perfil da Festa das Neves. É uma festa que mexe com os nossos afetos e nossa memória. Então, é um momento muito especial que nós teremos”, complementa o diretor.

O poeta, músico e repentista de improvisação Daudeth Bandeira explica o que é o show. “O regional Musicantoria acena para o público pessoense, turistas nacionais e frequentadores de regiões vizinhas com o ar e a voz de muita inspiração, para fazer um show arrojado com músicas autorais, antigas e atuais, como nordestinação, passado rural, capim verdão, de quem é daquele canto, sal de saudade, para arrancar os maiores aplausos e animação de todo o público”.

Daudeth tem grandes expectativas para a apresentação: “Que haja um grande público que aprecie e aplauda as músicas regionais da nossa terra, nossas declamações e os causos contados, como plantador de milho, provocação de vizinha e outros”, pontua o poeta.

Bebé de Natércio, músico, compositor, arranjador, maestro, cordelista e professor, também comenta sobre o show. “Terá as músicas dos menestréis, a poesia dos cantadores, os cantares e tocares que só a música nordestina genuína tem. O show Musicantoria é imperdível, envolvendo músicas autorais com forte teor poético, poesias e causos”, comenta.

Aos apologistas dos poetas cantadores, ele faz um convite: “Convido para assistir uma apoteose, a boa música e as poesias dos repentistas bons. O telúrico e o moderno se entrelaçam e se completam, o antigo e o novo no mesmo momento”, acrescenta.

O músico Cristiano Oliveira, que toca viola nordestina de dez cordas, conheceu Daudeth Bandeira e a cantoria através de Bebé de Natércio, em 1998, e ambos têm muita influência na carreira de Cristiano. “A cantoria é um englobamento da parte instrumental de Bebé de Natércio, da viola de Cristiano Oliveira, com sua pegada urbana e progressista, sem perder as raízes, já que ele também participa da cultura popular”, diz Cristiano.

A cantoria, segundo ele, traz também a poesia das músicas que construiu junto com Bebé. Tem ainda os causos contados por Daudeth Bandeira, que canta e improvisa, assim como Cristiano e Bebé de Natércio.

“Eu espero um público diverso por conta da viola urbana, do público de Daudeth Bandeira que é da cantoria, mais maduro, mas que também tem atraído as novas gerações. Vamos trabalhar um repertório com músicas de Daudeth Bandeira, minhas e também as que tenho em parceria com Bebé de Natércio. Vamos englobar esse repertório com as poesias e com as histórias contadas e as canções”.

Cristiano Oliveira ressalta que o público precisa conhecer a obra do poeta Daudeth Bandeira, e também a música contemporânea que ele traz com a viola tradicional e a mais urbana, além das canções magníficas de Bebé de Natércio.

A cantora Luduvina Farias fará uma participação especial e destaca suas impressões sobre esse momento. “O Musicantoria é uma afluência de duas manifestações artísticas muito próprias da nossa gente, principalmente nos sertões, que são a poesia popular em sua face declamada e as canções. Nesse show, as obras de Daudeth, de Bebé de Natércio e de Cristiano unem isso de um jeito muito sensível e natural. O que o público vai prestigiar é exatamente esse encontro de canções, poesias, histórias com a marca do Nordeste e que contemplam essa cultura e seus enraizamentos”.

Ela lembra que o mesmo show foi realizado no mês de junho deste ano e foi o primeiro do qual participou. “Para mim, além da honra imensa por interpretar as obras de Daudeth, de Bebé e de Cristiano, é uma vivência de imersão nesse universo totalmente singular da cantoria, da poesia popular, essa coisa sertaneja que eles conseguem trazer para suas criações”, ressalta Luduvina Farias.

Luduvina ressalta que, assim como na última edição, ela tem alimentado a ideia de que o Musicantoria vai conseguir tocar o público com a sensibilidade do conteúdo e da interpretação das canções e que vai fazer com que essas poesias, canções e histórias se mantenham no repertório cultural dessas pessoas.

Festa das Neves – A Prefeitura de João Pessoa iniciou, no domingo (27), a programação da Festa das Neves 2025. No dia do aniversário de 440 anos da Capital, 05 de agosto, a cidade recebe o show do cantor Roberto Carlos, através de uma parceria público-privada com a Medow Entretenimento.

Conforme o edital, o investimento da Funjope será de R$ 1 milhão e a iniciativa privada deve investir mais R$ 2 milhões para completar o show que acontece numa área de 70 mil metros quadrados voltada ao público em geral, com entrada gratuita. Já a área privada, onde ficarão os camarotes e similares, será de 6.900 metros quadrados.

Para conferir a programação completa da Festa das Neves, acesse o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festa-das-neves/.