REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Fêmea de lobo-guará do Zoo de Sorocaba ganha atividade de enriquecimento ambiental – Agência de Notícias



30 de julho de 2025

17:41

Por: Mariana Campos

 

Fotos: Sema

Na tarde desta quarta-feira (30), como parte da programação de férias, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou atividade de enriquecimento ambiental preparada para a Nicole, a fêmea de lobo-guará que habita o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

A equipe do Zoo ofereceu para a Nicole alimentos contidos em caixas que foram enterradas no recinto. O intuito foi de que o animal, utilizando o seu olfato apurado e seu instinto de procura por presas escondidas em tocas e buracos, comportamento comum da espécie, encontrasse os objetos e se alimentasse.

O enriquecimento ambiental é um conjunto de estratégias e práticas que visam melhorar a qualidade de vida de animais, por meio da estimulação de seus comportamentos naturais e sentidos. Essa prática, que faz parte da rotina adotada pela equipe técnica do Zoo de Sorocaba, busca criar um ambiente mais interessante e desafiador, promovendo o bem-estar físico e mental dos animais.

Durante a atividade, o público também teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as características e curiosidades sobre essa espécie símbolo do Cerrado, sendo um animal de extrema importância para manutenção da qualidade ambiental deste bioma tão ameaçado.

O “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoos da América Latina. Além do bem-estar animal, o parque desempenha importante trabalho de conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até cinco anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.