REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Prefeitura homologa concurso da Guarda Civil Municipal

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

O concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja prova objetiva foi realizada no segundo semestre de 2023, foi homologado nesta sexta-feira (13). O processo seletivo contou com prova objetiva, teste de aptidão física, aferição de altura e avaliação psicológica.

Ao todo, 258 candidatos foram aprovados, incluindo 7 pessoas com deficiência (PCDs), entre homens e mulheres. A previsão é que os 40 primeiros colocados sejam contratados já no início do próximo ano.

Estrutura e Ampliação

A Guarda Municipal conta com 323 agentes, dos quais cerca de 40% do efetivo foram contratados na gestão atual. A expansão do efetivo, junto à modernização e valorização da corporação, integra o Plano de Gestão 2021-2024.

Investimentos

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura investiu mais de R$ 2,4 milhões em armamentos, equipamentos e novas tecnologias para a GCM. A frota foi ampliada e modernizada, incluindo 31 veículos (23 elétricos), 20 motocicletas, 2 bases móveis, 3 micro-ônibus e 12 bicicletas para patrulhamento especializado.

Nova Sede

Em julho de 2024, a GCM ganhou uma nova sede, com investimento de R$ 4.972.116,57. A estrutura modernizada abrange cerca de 2.850 metros quadrados de área construída e oferece recursos avançados.

O espaço inclui uma academia de formação, refeitório, salas de audiência virtual, corregedoria, sala de gerenciamento de crise com minicentral do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), alojamentos, salas operacionais amplas e uma sala exclusiva para a Patrulha Maria da Penha, voltada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

Valorização dos profissionais

Os agentes da GCM também foram beneficiados por um novo plano de carreira, alinhado ao Sistema Único de Segurança Pública e à Lei Federal 13.022/14. Esse plano contempla progressão funcional automática anual, promoções verticais e a ampliação do adicional de risco, que passou de 35% para 55%.

Essas ações reafirmam o compromisso da Prefeitura com a modernização, eficiência e valorização da Guarda Civil Municipal.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão