REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Top 3 do mundo, joseense vence o Sul-Americano de Jiu-Jitsu

Lucas Lemes


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O lutador de São José dos Campos Gabriel Petersen Macagnan Oliveira, de 17 anos, da Associação Esporte Dez, venceu no último domingo (17) o Campeonato Sul-Americano IBJJF de Jiu-Jitsu, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, em Barueri, São Paulo.

O ouro sul-americano do jovem joseense foi conquistado em 5 lutas no campeonato. Gabriel ficou em 1º lugar na categoria Juvenil 2/ Faixa Azul/ Peso Pena (até 64kg) e em 3º lugar no absoluto (sem limite de peso).

Gabriel é um dos competidores que representa São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal do esporte), apoio que a Prefeitura oferece aos atletas, de diferentes modalidades, para defender as cores da cidade e seguir com foco na carreira esportiva.

Em direção ao tatame, Gabriel vence o Sul-Americano IBJJF. | Foto: Divulgação.

“Com o apoio da Prefeitura e da LIF consegui participar das principais competições do mundo. É surreal o que São José dos Campos faz pelo esporte. Sou muito grato em representar minha cidade em toda luta que entro”, comentou.

No mesmo dia, Gabriel conquistou o ouro e bronze na competição continental. | Foto: Divulgação

Invicto na categoria, Gabriel conseguiu o feito de se tornar campeão Sul-Americano de Jiu-Jitsu nas categorias com e sem kimono na mesma temporada. O atleta já havia vencido o campeonato continental No Gi (sem kimono) em setembro, no Rio de Janeiro.

Gabriel Oliveira é o terceiro maior lutador do mundo de jiu-jitsu em sua categoria, com 43 pontos. | Foto: Reprodução

A conquista coloca Gabriel em 3º lugar no ranking mundial de jiu-jitsu, como um dos lutadores mais dominantes e finalizadores do planeta.

O próximo desafio do campeão sul-americano será o Mundial de Jiu-Jitsu No Gi que acontecerá em dezembro, em Las Vegas.

Nesta temporada, o lutador joseense participou de 22 competições em diferentes estados, cidades e países.

Além de Gabriel, São José esteve representada no Sul-Americano IBJJF por mais 5 competidores. Todos foram medalhistas. No total, a equipe joseense conquistou 3 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 3 medalhas de bronze.

Ana Beatriz no lugar mais alto do pódio. Faixa preta joseense venceu na categoria adulto feminino. | Foto: Divulgação.

Os outros medalhistas foram Ana Beatriz (campeã na categoria faixa preta adulto), Jânio Correa (ouro na categoria Marrom Master 4 meio pesado), Gabriel Escobar (bronze na categoria Preta Master 1 pesadíssimo), Rafael Bittencourt (bronze na categoria Marrom Master 3 médio) e Luan Borges (prata na categoria azul pluma adulto).

 

Mais títulos no Jiu-Jitsu

Aconteceu entre os dias 5 e 15 de novembro em Abu Dabhi, capital dos Emirados Árabes Unidos, um dos mais tradicionais campeonatos de jiu-jitsu do mundo, o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship — o World Pro, como é popularmente conhecido.

São José dos Campos esteve representada na competição pelos lutadores Juninho Calasans e Emerson Feitosa.

Juninho Calasans, mestre da Esporte Dez, campeão do World Pro 2024. | Foto: Divulgação

Mestre de Gabriel, o faixa preta Juninho Calasans fez 4 lutas e venceu o World Pro na categoria máster até 85kg.

Emerson Feitosa mostra com orgulho o bronze no World Pro. Atleta superou a seletiva brasileira e venceu 10 de 11 lutas. | Foto: Divulgação

Emerson Feitosa, faixa marrom até 77kg, venceu as 4 lutas da seletiva brasileira para disputar a competição e conquistou o bronze, fazendo um total de 11 lutas em dois dias.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida