REVISTA VIGOR

REVISTA VIGOR: Notícias, futebol ao vivo, Fitness

FIT E VIGOR

Prefeitura leva ações para fortalecer autoestima e empoderamento feminino em Anhanduí – CGNotícias

Uma manhã inteira voltada para a saúde, a autoestima e o empoderamento feminino. É assim que a Subprefeitura de Anhanduí celebrou o Outubro Rosa nesta penúltima semana do mês. A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, levou para o Distrito diversas iniciativas focadas na prevenção e na conscientização sobre o câncer de mama e na importância da valorização da mulher.

A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), incluiu palestras sobre prevenção e cuidados com a saúde, que destacaram a importância dos exames preventivos e dos cuidados contínuos com a saúde da mulher. Além disso, oficinas com foco na autoestima e no empoderamento feminino foram oferecidas para as participantes, abordando temas como autoconfiança e autocuidado. Na ocasião, também foram ensinadas técnicas de automaquiagem, oficina de decoração de flores de papel, incentivando mulheres a desenvolverem novas habilidades. A Sala do Empreendedor também realizou atendimentos na ocasião.

A presidente da agricultura familiar do Assentamento Três Corações, Francisca Josefa Arguelho Lima, disse ter gostado muito da palestra. “A oficina trouxe informações e nos ensinou muitas coisas, que por vezes, passam despercebidas. Então, foi um momento para aprendermos que temos que nos cuidar mais”, afirmou.

A palestrante Maria Francisca de Melo, que viveu o câncer e se curou, disse que o intuito foi de alertar e orientar sobre o câncer de mama. “Eu passei pela doença e sei da importância de alertar as pessoas sobre o diagnóstico precoce. Se diagnosticado desde o início, o tratamento tem muita chance de ser eficaz. Eu fiz todo o tratamento no SUS”, relatou.

Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior incidência de câncer de mama no Brasil, com taxa de 48,39 a cada 100 mil mulheres, mas a mortalidade está entre as menores do país, com 11,72 a cada 100 mil.

De janeiro a julho de 2024, Campo Grande realizou 7.859 mamografias. No mesmo período, foram realizados 33.194 exames citopatológicos. O exame de mama é realizado pelo SUS no Hospital de Amor, na Maternidade Cândido Mariano e no Hospital de Câncer Alfredo Abraão. Já os exames de Papanicolau podem ser agendados nas Unidades de Saúde da Família e on-line, no endereço: https://agendeseupreventivo.campogrande.ms.gov.br/

São com iniciativas como essa, que a Prefeitura de Campo Grande reafirma seu compromisso com o desenvolvimento humano e econômico, promovendo atividades que visam à construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária, onde as mulheres de todas as regiões, especialmente as mais afastadas, tenham acesso à informação, saúde e oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

#PraTodosVerem
Foto de capa: Mostra mulheres em torno de uma mesa fazendo atividades manuais
Foto1: Ministrante aplicando técnica de maquiagem em participante da oficina
Foto2: Participante Francisca Josefa Arguelho Lima em atividade do curso
Foto3: Palestrante Maria Francisca de Melo ministrando a fala em uma sala com outras mulheres assistindo