É necessário perder gordura primeiro antes de ganhar massa muscular? – Treino Mestre

A pergunta é recorrente: o que priorizar, hipertrofia ou perda de gordura? A resposta é mais complexa do que parece.

 perder gordura primeiro antes de ganhar massa muscular perder gordura primeiro antes de ganhar massa muscularWhey Protein Growth Supplements Quando você se matricula em uma academia, coloca o que em seus objetivos? Geralmente, há uma distinção bem clara entre ganho de massa muscular e perder gordura. Especificamente, esta diferença diz mais respeito a dieta, do que necessariamente ao treino. Na verdade, no treino temos algumas adaptações, justamente para potencializar o efeito da dieta!

Mas qual dos dois deve ser a prioridade? Há uma fórmula, uma resposta pronta? A resposta é simples: não!

Perder gordura ou ganhar massa muscular são elementos que interagem, tem efeitos um sobre o outro. Mas antes de falarmos mais sobre isso, é preciso entender estes processos.

Devo primeiro perder gordura ou ganhar massa muscular?

Vamos entender estes dois processos. Para ganhar massa muscular você precisa de um treino adequado, com estímulos específicos para suas necessidades e condição, dieta e treino alinhados.

Para perder gordura, praticamente a mesma coisa. O que muda de verdade, é o foco do treino, os estímulos e principalmente a dieta.

Ou seja, ambos não são tão diferentes assim, para que tenhamos cenários completamente diferentes. Aliás, sempre falei aqui no Treino Mestre que a musculação pode ser usada no emagrecimento (Como emagrecer fazendo musculação).

No caso de perder gordura, apenas inserimos diferentes estímulos, formas de trabalho e principalmente, exercícios aeróbicos (seja em alta intensidade ou contínuos).  A lógica do treinamento é apenas adaptada para estes objetivos.

O que de fato fará a diferença é a dieta. No caso de ganho de massa muscular temos, na maioria dos casos, uma dieta normocalórica ou hipercalórica. No caso de perder gordura, temos uma dieta hipocalórica.

Além disso, a escolha dos alimentos, a integração dos mesmos, é totalmente diferente em cada um destes casos.

Por isso, antes de optarmos por qual das duas abordagens é melhor, é interessante entender este cenário. As mudanças mais significativas serão na dieta e em algumas partes do treino. Ou seja, não será uma situação totalmente variado.

Em alguns casos, principalmente de pessoas que não treinam para fins competitivos, é possível adaptar dieta e treino para que tenhamos um processo de perda de gordura, com aumento de massa muscular. É lógico que um deles sempre terá mais enfoque, mas no contexto geral, é possível combiná-los.

Perder gordura ou ganhar massa muscular, o que fazer primeiro

Clique para conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *