EXERCÍCIOS FÍSICOS NO COMBATE DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

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Será que a prática de exercícios é realmente importante para a saúde mental das pessoas? Um estudo publicado no periódico da Associação de Médicos Norte-Americanos (JAMA Psychiatry) sugere que a prática de exercícios está relacionada a níveis mais baixos de depressão, mesmo entre pessoas que fazem pouca atividade física!

O que é ansiedade? A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. É um indicador de doença somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferem na vida cotidiana.

O que é depressão? Depressão é uma doença crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança.

O que o exercício pode fazer para pessoas com ansiedade e depressão? A atividade física pode ser uma medida preventiva para sintomas depressivos e de ansiedade

A análise comparativa de diversos estudos diferentes envolvendo dados de mais de 2 milhões de pessoas mostrou que pessoas que conseguem atingir as recomendações de atividade física semanal (equivalente a 2,5 h/semana) apresentam menor risco de depressão em comparação com adultos que não fazem atividades físicas.

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A depressão é uma doença mental comum e muitas vezes debilitante que pode levar a várias consequências negativas, incluindo isolamento e até suicídio! Existem muitos fatores que podem levar um indivíduo a ter depressão. Por outro lado, existem muitas intervenções diferentes que se mostraram eficazes no tratamento ou prevenção da depressão. Pesquisas sugerem que a atividade física pode ser uma medida preventiva para sintomas depressivos.

Os resultados do estudo mostraram que os maiores benefícios para a depressão vem quando a pessoa deixa de ser sedentária (nenhuma atividade física) e começa a fazer alguma atividade física. Apenas 2,5 horas por semana de caminhada rápida foi relacionada a um risco 25% menor de depressão!

Os pesquisadores afirmam que 1 em cada 9 casos de depressão poderia ter sido evitado se as pessoas fossem fisicamente ativas, pelo menos no nível recomendado para a manutenção da saúde, ou seja, cerca de 2,5 horas/semana.

Já ouviu falar do ditado “mens sana in corpore sano”? Exercício faz bem não apenas para seu corpo mas para sua cabeça também!

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