Músculos estabilizadores, por que você deve fortalecê-los? – Treino Mestre

Este é um ponto muito importante em qualquer treinamento, independente de qual seja o objetivo. Veja neste artigo porque e como você deve fortalecer os músculos estabilizadores!

fortalecer músculos estabilizadores manguito rotador

Whey Protein Growth Supplements

Dentro da complexa máquina que é o corpo humano, temos diferentes funções para uma mesma estrutura. E isso não seria diferente com a estrutura muscular. Temos músculos que desempenham diferentes funções dentro de nossa biomecânica de movimento e entender isso é fundamental para nossa funcionalidade. Os músculos estabilizadores são muitas vezes deixados de lado no treinamento, por não aparentarem trazer resultados de rendimento ou estéticos.

Mas este é um erro grave, que acaba comprometendo fortemente toda a estrutura de nosso corpo. Sem este fortalecimento, temos um padrão de movimento alterado, que é o principal fator ligado ao aparecimento de lesões.

Por isso, independentemente de qual o motivo que te faz treinar, você PRECISA fortalecer os músculos estabilizadores, pois são eles que dão toda a sustentação para seus movimentos!

Músculos estabilizadores, o que eles fazem?

Por mais que a pergunta possa parecer lógica, é importante entender qual é o tipo de estabilização que estes músculos proporcionam. Nossas articulações têm eixos de movimento específicos, que atuam em diferentes planos. De modo geral, os músculos estabilizadores dão a sustentação para que estas articulações possam realizar os movimentos em seus planos de maneira segura.

Para ficar mais claro, pense na estrutura da coluna lombar. Se os seus músculos não estiverem fortalecidos nesta região, as vertebras irão ficar instáveis. Com isso, elas “escorregam” sobre os discos intervertebrais. Com isso, com o passar do tempo, temos muitas chances de que uma hérnia discal apareça no local.

O mesmo vale para o manguito rotador, que se não for fortalecido, acaba deixando a articulação do ombro ainda mais instável, o que com o tempo, pode vir a trazer problemas articulares.

De modo geral, estes músculos não têm função estética, mas acabam fazendo com que os demais possam ser hipertrofiados e fortalecidos de maneira mais fácil.

Falar de cada músculo estabilizador tornaria este texto enfadonho. Mas para que ele fique didático, vamos falar dos principais grupos e de como seu fortalecimento pode ser inserido em seu treino!

Músculos estabilizadores, como treinar!

Inicialmente, precisamos entender que a grande maioria dos músculos estabilizadores está ligado a movimentos específicos. No caso do manguito rotador, como já mencionei neste artigo (Veja a importância de exercitar o manguito rotador) realiza os movimentos de rotação medial e lateral do ombro. Por isso, ele precisa de movimentos específicos para que possa ser fortalecido de maneira adequada e assim, estabilizar com mais qualidade a articulação do ombro.

Clique para conhecer

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *