Exercícios com barra ou halter, há diferença na solicitação muscular? – Treino Mestre

A dúvida é antiga já. Será que os exercícios com barra ou halter apresentam alguma diferença real na solicitação muscular? É o que iremos te responder neste artigo!

Exercícios com barra ou halter Whey Protein Growth Supplements A musculação é um mundo de muitas variáveis é difícil encontrar, em uma questão sequer, uma resposta que se enquadre em diferentes contextos. Neste caso, já te adianto nas primeiras linhas deste artigo, não espere resultados prontos, respostas engessadas.

A utilização de halteres ou barras na execução dos exercícios envolve muito mais do que apenas uma determinada solicitação muscular. Temos principalmente, questões individuais envolvidas.

Nível de treinamento, qualidade de execução, carga e muitos outros elementos estão envolvidos em uma analise como essa. Porém, há questões que podem ajudar a tornar o tema mais claro e efetivo.

É preciso analisar, porém, alguns elementos gerais antes.

Exercícios com barras ou halteres, as análises precisam ser amplas!

Temos diferentes tipos de exercícios dentro da musculação. Basicamente, os exercícios feitos com barra ou com halteres, se enquadram na categoria de peso livre. Desta maneira, não espere resultados estatisticamente discrepantes na utilização de ambos. Na prática, eles até podem trazer diferenças de fato grandes, mas tudo vai depender do indivíduo que está executando.

Partindo do princípio que a maior parte dos movimentos onde podemos ter uma diferença nos resultados, envolve membros superiores, é importante ressaltar alguns pontos.

Independentemente do caso, excesso de carga, encurtamento muscular e experiência no treinamento, fazem toda a diferença.

No geral, os treinos com barra mantem os membros mais fixos. Trabalhamos com sincronismo dos membros e em determinados pontos, conseguimos usar mais carga externa. Já os movimentos com halteres, pelo fato de termos a carga dividida igualmente entre os membros, solicitam um padrão de controle muscular maior.

Leia também => Fibras Vermelhas (lentas) e Fibras Brancas (rápidas) entenda a diferença para o ganho de massa muscular

Por isso, não é difícil encontrarmos casos onde devemos reduzir a carga dos exercícios com halteres. É natural e isso não deve ser, de forma alguma, motivo para você se preocupar. Quanto mais controle um movimento exigir de seu corpo, na fase de adaptação e aprendizagem, menor será a carga usada.

Em termos práticos, o que isso significa. Muita coisa. Mas novamente esbarramos em elementos individuais. Se formos comparar o efeito do treinamento com barra ou com halteres, em um individuo treinado com um inativo, é lógico que teremos resultados diferentes.

Clique para conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *