Treinamento em oclusão vascular, todos podem utilizar? – Treino Mestre

O treinamento de força com oclusão vascular vem sendo bastante estudado pela ciência e com isso, vem se popularizando. Mas será que ele pode ser usado por qualquer pessoa?

Treinamento com oclusão vascular

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Na busca por métodos mais eficientes e seguros, a ciência se debruça em estudar diversos métodos de treinamento. Com isso, muitas descobertas já foram feitas e ainda continuam acontecendo. Até que isso chegue a toda a população porém, leva um certo tempo. Aqui no Treino Mestre, eu sempre tento trazer tais novidades, mostrando método seguros e eficientes de treinamento. Neste contexto, o treinamento em oclusão vascular, mais conhecido como Kaatsu Training, é um assunto relevante e promissor.

Neste artigo (Conheça mais sobre o Kaatsu training – Método japonês para hipertrofia) já expliquei o que é este método. Porém, muitas pessoas ainda tem certas dúvidas sobre sua real aplicabilidade.

Treinamento em oclusão vascular, como executá-lo com segurança

Basicamente, o treinamento em oclusão vascular consiste na realização de exercícios com restrição parcial do fluxo sanguíneo, para a região que está sendo  exercitada. Diante da restrição do fluxo sanguíneo, acontece um estado que chamamos de hipóxia e acúmulo de metabólitos no tecido muscular. Com este cenário, temos um aumento do estresse metabólico, fator este que favorece adaptações relacionadas à força e hipertrofia, em treinamentos de médio e longo prazo.

Como este método de treino causa um elevado estresse metabólico, a capacidade momentânea de produzir força é diminuída consideravelmente, com isso, a literatura sugere que o treinamento em oclusão vascular seja feito sendo baseado em cargas baixas nos exercícios de musculação (entre 20 e 50% de 1RM).

Neste sentido, temos um dos principais motivos que mostram que o treinamento em oclusão vascular pode ser muito interessante. Como ele é executado com cargas muito baixas, mas mesmo assim promove um elevado estado de stress metabólico, temos uma alternativa interessante para a musculação convencional, já que esta última  utiliza cargas elevadas em grande parte dos treinos. Já o treinamento em oclusão vascular apresenta a mesma eficácia, sem a utilização de cargas elevadas, impondo menos estresse ao sistema articular.

Porém, temos de ter em mente algumas situações.

O treinamento em oclusão vascular, para ser realizado de maneira segura, conforme os estudos são realizados, precisa ser feito com manguitos infláveis. A necessidade desse equipamento específico é um dos principais motivos que dificultam a aplicação do Treinamento em oclusão vascular.

Observando tal ponto, alguns pesquisadores tem experimentado formas mais práticas e acessíveis de para promover a restrição do fluxo sanguíneo de maneira segura e eficiente.

Nesse contexto, Loenneke e Pujol (2009) sugeriram que fossem usados elásticos. Porém, um dos fatores  limitantes do elástico é a impossibilidade de aferirmos com exatidão a  pressão exercida, o que aumenta consideravelmente o risco de lesões e outros efeitos nocivos.

Porém, recentemente Wilson (2013) propôs a utilização de uma escala subjetiva de pressão, para que fosse possível quantificar a pressão ideal para o treinamento em oclusão vascular utilizando elásticos. Basicamente, estes autores identificaram, em uma escala de 0 a 10, que os valores subjetivos  próximos a 7 seriam considerados os ideias para os efeitos esperados. A escala desenvolvida por Wilson et al (2013) ficou assim:

0: sem pressão

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